Tropa do 71º BI Mtz: próxima missão será na Maré/RJ |
Ao longo dos seus 48 anos de existência, o 71º BI Mtz, em Garanhuns, se consolidou por ser um exímio cumpridor de missão, como se diz no jargão militar. Envia tropas regularmente para o Haiti desde 2006, ajudou na segurança nos jogos da Copa do Mundo no Recife, atua na garantia da lei e da ordem durante os pleitos eleitorais desde sua fundação, se engaja no policiamento ostensivo urbano proporcionando tranquilidade à população sempre que a PM de Pernambuco ou de algum outro estado do Nordeste entra em greve, entre outras tarefas operacionais.
A excelência no cumprimento de todas as atribuições acima elencadas aliada a uma posição geográfica privilegiada fizeram com que o 71º ganhasse o título de Força de Ação Rápida se consagrando como a unidade mais operacional do Exército Brasileiro no Nordeste e, no próximo mês, toda essa eficiência será mais uma vez posta à prova. É que na primeira quinzena de fevereiro cerca de 300 militares do batalhão sediado em Garanhuns partirão para o Rio de Janeiro onde ocuparão, junto com outros quarteis de Natal, Petrolina, Recife e João Pessoa, o Complexo de Favelas da Maré em substituição ao atual contingente. Esse efetivo ainda não é o definitivo e pode aumentar consideravelmente até o dia do embarque final. A previsão é que a tropa do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado permaneça patrulhando a Maré até o início de maio que é quando o policiamento da localidade retornará, "gradualmente", ao controle da Polícia Militar fluminense.
Forças Armadas ocupam o complexo da Maré desde abril de 2014 |
As Forças Armadas ocuparam o Complexo de Favelas da Maré em abril do ano passado. Por meio de instrumento de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), as tropas federais passaram a controlar uma área composta por 16 comunidades onde moram cerca de 130 mil pessoas.
A localidade é um dos pontos mais complicados da violência no Rio de Janeiro concentrando traficantes de duas facções rivais, além de ser uma área supostamente dominada por milicianos. Em novembro do ano passado, o cabo do Exército Michel Augusto Mikami, 21, levou um tiro na cabeça numa ação de criminosos e não resistiu.
O 71º BI Mtz atuará no patrulhamento na Maré com uma companhia de fuzileiros completa e um núcleo logístico. O tenente-coronel Sandro Gomes de Vasconcelos, que semana passada esteve na favela carioca fazendo um reconhecimento do local, comandará pessoalmente o efetivo garanhuense no Rio de Janeiro.
Tanque do Exército patrulha complexo de favelas da Maré |
Vista aérea do complexo de favelas da Maré no RJ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.