Uma live feita pelo blogueiro Kleber Cisneiros no último dia 03 de junho em seu facebook provocou uma reação de indignação e repúdio por parte da Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), entidade que reúne membros do Ministério Público do estado. Segundo a entidade, o comunicador foi desrespeitoso e ofensivo para com o promotor Domingos Sávio Pereira Agra, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns.
O conteúdo da gravação era mais uma vez direcionado à divulgação de denúncias contra o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. Desta vez, era cobrado pelo blogueiro que o decreto assinado pelo gestor municipal, por ocasião da pandemia de covid-19, determinando o desconto de 30% dos salários de todos os servidores comissionados e contratados do Governo Municipal, alcançasse a todos de maneira igualitária. Segundo Kleber, o que ocorre desde o mês passado é que, para alguns, o desconto de 30% é implantado no contracheque e para outros, não. Para o comunicador, quem escolhe aqueles que vão ter o desconto, ou não, é o próprio prefeito, Régis e isso seria, na opinião do autor da live, um grave crime de responsabilidade.
AS CITAÇÕES AO PROMOTOR DOMINGOS SÁVIO
Durante a gravação o blogueiro, enfaticamente, diz que está convocando o promotor Domingos Sávio para vir a público e dizer o que vai fazer sobre o assunto. Em outro trecho, esse mais incisivo, há a seguinte citação. "Promotor o senhor vai deixar isso como está? O senhor vai se desmoralizar ou vai tomar alguma atitude?" Mais à frente na live há o seguinte trecho. "Acorda promotor, não se desmoralize, honre seu emprego, honre o cargo de promotor, vou pegar no seu pé todo dia; o senhor tem o péssimo hábito de acreditar em tudo que a prefeitura diz pro senhor. Só basta o procurador (municipal) colocar mel na chupeta e botar na sua boquinha que você para de chorar, em referência direcionada ao promotor Domingos Sávio". Em outro ponto da gravação Kleber diz que o promotor é honesto e que conhece sua índole, mas desconfia que ele é ingênuo e deixa muito a desejar porque permite que o prefeito o desmoralize, citando o exemplo de algumas recomendações enviadas ao Executivo Municipal e que, segundo o blogueiro, não são cumpridas pelo prefeito.
O QUE DISSE A AMPPE

"Lamentavelmente os últimos anos têm sido férteis no surgimento de indivíduos que inundam a rede mundial de computadores com postagens deploráveis, patéticas e escatológicas, certamente encorajados pela falsa sensação de impunidade que ainda permeia o ambiente virtual, dirigindo ataques contra autoridades visando interesses escusos, subalternos e inconfessáveis, pretendendo a alavancagem de suas sofríveis publicações com insanos ataques contra quem, por força da função pública, tem posição destacada na comunidade, o que tem levado a uma forte reação da sociedade civil e das instituições republicanas, notadamente os profissionais e veículos de comunicação verdadeiramente comprometidos com a divulgação da informação responsável," diz outro trecho da nota de desagravo.
A AMPPE ainda ressaltou que adotará toda e qualquer medida judicial necessária, cível e/ou criminal, a critério do promotor, a fim de garantir o respeito pelas prerrogativas, honra e imagem dos membros do Ministério Público de Pernambuco.
O Portal V&C fez contato com o promotor Domingos Sávio, mas ele não quis comentar o caso. Fizemos contato também com o blogueiro Kleber Cisneiros, mas, até o fechamento desta matéria, ele não havia se pronunciado sobre as acusações que lhe foram atribuidas pela AMPPE.
O Portal V&C fez contato com o promotor Domingos Sávio, mas ele não quis comentar o caso. Fizemos contato também com o blogueiro Kleber Cisneiros, mas, até o fechamento desta matéria, ele não havia se pronunciado sobre as acusações que lhe foram atribuidas pela AMPPE.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DA AMPPE
A Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), entidade civil que reúne os Promotores e Procuradores de Justiça do Estado de Pernambuco, fundada em 17 de junho de 1946, vem a público externar sua indignação e repúdio em relação as declarações realizadas em rede social, por meio de live transmitida na noite do dia 03.06.20 - cujo endereço eletrônico aqui omitimos para não propagarmos seu conteúdo ofensivo- , quando foram proferidas expressões agressivas e desrespeitosas contra o membro do Ministério Público do Estado de Pernambuco com atuação nas 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania de Garanhuns, em razão do exercício de suas funções, razão pela qual a AMPPE vem expedir a presente NOTA DE DESAGRAVO em favor do Promotor de Justiça Dr. Domingos Sávio Pereira Agra, pelas razões doravante aduzidas:
1. O Promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra tem um histórico de lutas em prol do patrimônio público e das causas sociais, travadas ao longo da sua trajetória de mais de 20 anos como membro do Ministério Público de Pernambuco;
2. A atividade ministerial desenvolvida pelo Promotor de Justiça desagravado sempre foi exercida de forma absolutamente ética, técnica e imparcial, conciliando-a com a firmeza, a urbanidade e a civilidade no trato com todas as pessoas no seu mister profissional;
3. Lamentavelmente os últimos anos têm sido férteis no surgimento de indivíduos que inundam a rede mundial de computadores com postagens deploráveis, patéticas e escatológicas, certamente encorajados pela falsa sensação de impunidade que ainda permeia o ambiente virtual, dirigindo ataques contra autoridades visando interesses escusos, subalternos e inconfessáveis, pretendendo a alavancagem de suas sofríveis publicações com insanos ataques contra quem, por força da função pública, tem posição destacada na comunidade, o que tem levado a uma forte reação da sociedade civil e das instituições republicanas, notadamente os profissionais e veículos de comunicação verdadeiramente comprometidos com a divulgação da informação responsável.
Dentro de tal contexto, a Associação do Ministério Público de Pernambuco, considerando a reputação ilibada e a brilhante carreira construída pelo Promotor de Justiça, Dr. Domingos Sávio Pereira Agra, ao longo da sua trajetória profissional no Ministério Público de Pernambuco, ao tempo em que DESAGRAVA PUBLICAMENTE O SEU ASSOCIADO, ressalta que adotará toda e qualquer medida judicial necessária, cível e/ou criminal, a critério do associado, a fim de garantir o respeito pelas prerrogativas, honra e imagem dos membros do Ministério Público de Pernambuco.
Garanhuns, 06 de junho de 2020.
MARCOS ANTÔNIO MATOS DE CARVALHO
Presidente da AMPPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.