quinta-feira, 25 de julho de 2024

ENEVA: Maior operadora privada de gás natural do Brasil fecha contrato com a Copergás para abastecer Petrolina e Garanhuns a partir de setembro

 


A Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil e geradora integrada de energia, anunciou a assinatura do primeiro contrato de fornecimento de gás natural no modelo “small scale” com a Copergás, distribuidora de gás em Pernambuco para atender as cidades de Garanhuns e Petrolina.


Serão fornecidos pela empresa 35mil m³/dia de gás natural em Petrolina e de até 5 mil m³/dia de gás natural em Garanhuns. O gás virá a partir das concessões da Eneva na Bacia do Parnaíba.


Desta forma. a Eneva será a responsável pelas operações de liquefação, transporte e regaseificação do gás natural liquefeito (“GNL”), esta última acontecendo nas plantas de regaseificação da Copergás em Petrolina e Garanhuns, que por sua vez serão operadas pela empresa


A Companhia terá o fornecimento de gás até atingir o limite máximo das quantidades contratadas. O acordo tem validade de três anos, a partir do início do fornecimento comercial, previsto para final de agosto de 2024


“O acordo com a Copergás para fornecimento em Garanhuns e Petrolina é de extrema relevância porque representa o primeiro contrato da Eneva com uma distribuidora no modelo de small scale. Este é um passo crucial para viabilizar a criação desse mercado fora da malha, o que é uma das prioridades estratégicas da Companhia”, afirma Marcelo Lopes, diretor-executivo de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva.


O contrato small scale da Eneva com a Copergas consiste no fornecimento do GNL (Gás Natural Liquefeito), que é transportado de maneira rodoviária, posteriormente regaseificado nas estações, e injetado nas redes locais, para distribuição. O formato é o adotado desde 2021 pela Copergás para atendimento dos municípios de Petrolina e Garanhuns.

A Copergás é uma empresa de economia mista com capital fechado. Tem como sócios o Estado de Pernambuco, que possui 51% de suas ações ordinárias; a Norgás S.A., detentora de 24,5% das ações, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, também com 24,5% das ações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...