Uma polêmica vem envolvendo o anúncio por parte da Prefeitura Municipal de Garanhuns sobre a construção da nova sede do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso (Neviga).
A estrutura será construída na Rua Pedro Rocha, em Heliópolis. A notícia gerou uma nota de repúdio por parte da União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns (UESG) e a União dos Estudantes do Sertão, Agreste e Mata Pernambucana (UESAMPE).
As duas entidades são contra a construção do Neviga no referido espaço já que no local funcionou a Casa do Estudante de Garanhuns. Um card vem sendo divulgado nas redes sociais com a frase: "Não apagarão a História Estudantil de Garanhuns".
Na nota, as entidades estudantis reconhecem a importância de ações que valorizem e acolham os idosos, um público, mas dizem acreditar que essa iniciativa não deve ocorrer em detrimento de um espaço que carrega um legado tão significativo para a educação e juventude de Garanhuns e das cidades circunvizinhas, uma referência ao prédio histórico.
"A Casa dos Estudantes não é apenas um prédio, mas um símbolo de resistência, união e acolhimento para jovens que, ao longo de décadas, buscaram nela um suporte essencial para suas trajetórias educacionais. Derrubar esse espaço histórico significa apagar parte da memória estudantil de nossa região, comprometendo o acesso e o suporte a estudantes que dependem desse ambiente para alcançar seus sonhos", pontua a nota da UESAMPE E UESG
A ordem de serviço para a construção do NEVIGA foi assinada na última quinta -feira (28) . A empresa A B Engenharia LTDA, é quem vai tocar a obra que terá um investimento de R$ 727.764,29, oriundos do Fundo Municipal do Idoso.
O Neviga tem como competência receber denúncias de supostas violações de direitos contra à pessoa idosa, realizar visitas domiciliares a fim de acompanhar e encaminhar os casos para a rede de apoio, serviços da prefeitura e órgãos afins. Atualmente, o prédio que abriga a estrutura e servidores do núcleo, funciona na Rua Jornal do Comércio, no Heliópolis, em um prédio alugado. Com a construção e entrega da nova sede, o município poderá economizar quase R$ 33 mil/ano, garantindo a eficiência do erário público.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DA UESAMPE E UESG
NOTA DE REPÚDIO
A União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns (UESG) e a União dos Estudantes do Sertão, Agreste e Mata Pernambucana (UESAMPE) vêm a público expressar o mais veemente repúdio à decisão do Sr. Prefeito de Garanhuns pela demolição da histórica Casa dos Estudantes, para a construção do NEVIGA.
Reconhecemos a importância de ações que valorizem e acolham os idosos, um público que merece respeito e atenção especial. No entanto, acreditamos que essa iniciativa não deve ocorrer em detrimento de um espaço que carrega um legado tão significativo para a educação e juventude de Garanhuns e das cidades circunvizinhas.
A Casa dos Estudantes não é apenas um prédio, mas um símbolo de resistência, união e acolhimento para jovens que, ao longo de décadas, buscaram nela um suporte essencial para suas trajetórias educacionais. Derrubar esse espaço histórico significa apagar parte da memória estudantil de nossa região, comprometendo o acesso e o suporte a estudantes que dependem desse ambiente para alcançar seus sonhos.
Propomos que o NEVIGA seja construído em uma nova área, que permita a preservação da Casa dos Estudantes e, ao mesmo tempo, atenda às demandas da população idosa com dignidade. Dessa forma, é possível encontrar um equilíbrio que respeite ambos os públicos e suas respectivas necessidades.
Reforçamos nosso compromisso em lutar pela manutenção desse patrimônio estudantil e pela busca de alternativas que não sejam excludentes. Exigimos diálogo com as entidades estudantis e com toda a comunidade local para que decisões como essa sejam tomadas de forma democrática, respeitando o passado, o presente e o futuro de Garanhuns.
UESG – União dos Estudantes Secundaristas de Garanhuns
UESAMPE – União dos Estudantes do Sertão, Agreste e Mata Pernambucana
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.