sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Raquel anuncia novos BIESPs para Arcoverde e Caruaru; Prometido por Paulo Câmara e solicitado por Izaías e Sivaldo, novo batalhão para Garanhuns segue sem prazo para implantação

 


Quando assumiu seu segundo mandato, uma das promessas do ex-governador Paulo Câmara era a implantação de um novo batalhão em Garanhuns, um BEPI (Batalhão Especial de Policiamento do Interior) para ser mais exato. Câmara deixou o governo sem cumprir a promessa. 

Raquel não prometeu, mas Sivaldo Albino solicitou à governadora a implantação de um  BIESP ( Batalhão Integrado Especializado da Polícia Militar) em Garanhuns. O pedido foi feito por ocasião da visita de Raquel a Garanhuns em setembro de 2023 onde participou do Ouvir Para Mudar.

Já nesta sexta, 13 de dezembro, em entrevista no AB TV, a governadora Raquel Lyra anunciou  a construção de novos batalhões de PM ( BIESP) em Caruaru e em Arcoverde. A gestora ainda anunciou que o 4BPM de Polícia Militar, com sede em Caruaru,  passará a ser exclusivo do município, deixando de ter atribuições de policiamento em municípios no entorno de Caruaru.

Em agosto de 2023, o deputado estadual Izaías Régis, que é líder do Governo do Estado,  também solicitou um novo batalhão de polícia para Garanhuns.

“Garanhuns é uma cidade que sempre apareceu na mídia com índices positivos. Mas, infelizmente nos últimos anos ficou muito evidente a ausência de ações de segurança pública. Tornou-se mais comum, ter notícias de assaltos e assassinatos”, comentou Régis com preocupação.

Izaías não está errado. De acordo com do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Garanhuns foi a  39ª cidade mais violenta do Brasil, a quarta de PE em estudo feito em 2023, a frente, inclusive, de cidades como Caruaru e Petrolina, onde já existem Biesp.

Outro fato que deve ser levado em consideração é que Garanhuns e Arcoverde possuem batalhões de PM, sendo o 3º BPM o 9°BPM, respectivamente.  Entretanto, Garanhuns tem o dobro da população de Arcoverde. Não estamos dizendo, com isso, que Arcoverde não mereça esse importante reforço na segurança, mas pela lógica de prioridades, Garanhuns também deveria ser contemplada já que, com ações integradas com o 9º BPM, a criação de um batalhão desse porte aqui no Agreste Meridional seria um importante golpe na criminalidade que assusta a região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...