Garanhuns foi o município mais chuvoso do estado nas últimas 72 horas. É o que aponta o monitoramento feito pela APAC em tempo real.
Entre a tarde de sexta, 10 de janeiro, e a madrugada de segunda (13) choveu 212 milímetros no município.
SEXTA-FEIRA
A chuva mais intensa ocorreu entre a tarde da sexta e a madrugada do sábado quando choveu cerca de 125 milímetros em Garanhuns em pouco mais de seis horas. A precipitação, que veio acompanhada de raios e trovões, provocou alagamento e estragos em vários pontos da zona urbana e rural. A Avenida Rui Barbosa alagou parcialmente e os motoristas enfrentaram dificuldades de tráfego.
RUA SERRA BRANCA
Um dos locais mais atingidos pela chuva da sexta foi a Rua Serra Branca, no bairro do Magano, onde a força das águas removeu grande parte do calçamento da via, situação similar ao que aconteceu em anos anteriores em temporais com intensidade similar ao ocorrido no final de semana. Também na sexta, parte do muro da UPE, no bairro da Brasília, veio abaixo. Foram verificadas árvores caídas e calçamento danificado em pontos específicos, além de queda de energia em alguns bairros.
No Sítio Borges,ainda na noite de sexta, a água invadiu casas que ficam às margens da estrada de acesso à comunidade levando transtorno aos moradores.
SÁBADO
Entre o sábado e a madrugada de domingo choveu 41 milímetros, porém, com uma intensidade moderada, bem menos intensa que a precipitação de sexta-feira. Mesmo assim, ainda houve transtornos pontuais. A Avenida Rui Barbosa voltou a alagar, e no Viana e Moura a entrada de acesso ao bairro amanheceu alagada no domingo (12). Moradores reclamaram e disseram que o problema é antigo, mas que nunca é resolvido.
DOMINGO
Já entre a manhã do Domingo (12) e a manhã desta segunda (13) choveu 44 milímetros em Garanhuns com uma intensidade bem mais moderada e esparsa do que nos dois dias anteriores.
Segundo a defesa civil do município, nenhum imóvel desabou com as chuvas do final de semana e ninguém foi desalojado.
ACUMULADO DE CHUVAS EM GARANHUNS E EM TRÊS DIAS É QUASE CINCO VEZES O ESPERADO PARA JANEIRO
O acumulado nestes três dias em Garanhuns corresponde a quase cinco vezes a chuva esperada para janeiro no município, que é de cerca de 45 milímetros.
SITUAÇÃO DAS BARRAGENS
O Portal V&C tenta verificar a situação de armazenamento das duas principais barragens que abastecem Garanhuns após as chuvas do final de semana, que são Inhumas e Cajueiro. Tão logo consigamos as informações, esta publicação será atualizada. Vários pequenos açudes encheram com o temporal do final de semana na região, e alguns chegaram a sangrar.
A previsão da APAC para esta segunda (13) é de possibilidade de chuvas de fraca a moderada em Garanhuns e Agreste Meridional como um todo.
ACUMULADO DE CHUVA NAS ÚLTIMAS 72 HORAS EM PERNAMBUCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.