E-mail

CARD PREFEITURA

CARD PREFEITURA

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

LOGO HEADER (EDITAR AQUI)

menu

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Prefeitura de Garanhuns dá início à construção do Centro Especializado de Reabilitação (CER

Prefeitura de Garanhuns dá início à construção do Centro Especializado de Reabilitação (CER

 A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, deu início às obras do novo Centro Especializado de Reabilitação (CER), equipamento referência no atendimento de pessoas com deficiência. Viabilizado em parceria dos Governos Federal e Municipal, o CER tem investimento de quase R$ 9,5 milhões, sendo R$ 8,4 milhões em recursos do Novo PAC e mais de R$ 1 milhão em recursos municipais.

Garanhuns terá um CER tipo III, que realizará diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência física, intelectual e visual. A previsão é de que o equipamento realize mais de 550 atendimentos mensais de forma gratuita, via SUS, regulados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Localizado na rua Pedro Sarmento Albuquerque Neto, bairro Novo Heliópolis, o projeto inclui jardim sensorial e quadra coberta. Os atendimentos serão realizados por uma equipe multidisciplinar, que elabora um Plano Terapêutico Singular (PTS) junto com o paciente e a família.


A secretária de Saúde, Catarina Tenório, destaca a importância do CER para o município: “Atualmente, Garanhuns abrange uma população de 4,6 mil pessoas com deficiência. A conquista do CER junto ao Governo Federal representa um grande avanço para as famílias que convivem com deficiências, especialmente o Transtorno do Espectro Autista”, comenta.

 A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, deu início às obras do novo Centro Especializado de Reabilitação (CER), equipamento referência no atendimento de pessoas com deficiência. Viabilizado em parceria dos Governos Federal e Municipal, o CER tem investimento de quase R$ 9,5 milhões, sendo R$ 8,4 milhões em recursos do Novo PAC e mais de R$ 1 milhão em recursos municipais.

Garanhuns terá um CER tipo III, que realizará diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência física, intelectual e visual. A previsão é de que o equipamento realize mais de 550 atendimentos mensais de forma gratuita, via SUS, regulados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Localizado na rua Pedro Sarmento Albuquerque Neto, bairro Novo Heliópolis, o projeto inclui jardim sensorial e quadra coberta. Os atendimentos serão realizados por uma equipe multidisciplinar, que elabora um Plano Terapêutico Singular (PTS) junto com o paciente e a família.


A secretária de Saúde, Catarina Tenório, destaca a importância do CER para o município: “Atualmente, Garanhuns abrange uma população de 4,6 mil pessoas com deficiência. A conquista do CER junto ao Governo Federal representa um grande avanço para as famílias que convivem com deficiências, especialmente o Transtorno do Espectro Autista”, comenta.

terça-feira, 23 de junho de 2026

MPPE apura denúncia de abuso sexual envolvendo diretor de escola estadual em Garanhuns

MPPE apura denúncia de abuso sexual envolvendo diretor de escola estadual em Garanhuns

 


O Ministério Público de Pernambuco está apurando a denúncia de um suposto abuso sexual envolvendo um professor da rede estadual de ensino de Garanhuns/PE. O caso foi levado ao órgão pela própria vítima e por seu namorado. A jovem já prestou depoimento inicial sobre o fato, que também está sendo investigado pela Delegacia da Mulher.

Segundo a acusação, os abusos ocorreram no final de 2021, quando a jovem era estudante da Escola Henrique Dias. Na época, o investigado atuava como professor da adolescente, mas atualmente ocupa o cargo de diretor da instituição.

Em seu relato, a vítima narra que o assédio começou com o envio de mensagens de teor sexual e abordagens inadequadas no ambiente escolar, incluindo toques físicos indesejados ao longo do período em que ela era aluna, então com 17 anos. De acordo com o depoimento, a conduta escalou para um abuso sexual com conjunção carnal não consentida no final de 2021, quando ela já havia atingido a maioridade.

O documento aponta que o educador teria se aproveitado de um momento vulnerabilidade psicológica da estudante para cometer o crime, levando-a a um motel, onde consumou o ato com conjunção carnal.

Ainda segundo a jovem, o homem a levou mais uma vez ao local, mas ela resistiu à segunda investida e conseguiu se desvencilhar.

A representação enviada ao MPPE indica que a situação não é isolada. O relato sinaliza que outras alunas também teriam sido assediadas sexualmente pelo investigado. Informações apontam, inclusive, que as queixas sobre o comportamento do professor chegaram ao conhecimento da gestão da época e que o problema era perceptível no dia a dia.

Outros docentes já achavam a situação estranha o que levou o professor a pedir diversas vezes para que a vítima procurasse a coordenação e afirmasse que não havia nada de errado.

 Na notícia de fato, o MPPE aponta que, diante de relatos de assédios contínuos e possível abuso de vulnerabilidade, as condutas podem se enquadrar em diferentes crimes sexuais, como violação sexual mediante fraude, assédio sexual ou até estvp4o.


SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SE POSICIONA 

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) enviou ao V&C uma nota sobre a denúncia de suposto abuso sexual que está sendo apurada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) envolvendo um servidor da rede estadual de ensino em Garanhuns, Agreste de Pernambuco.

No posicionamento, a pasta informou que, assim que tomar conhecimento formal dos fatos e tiver acesso às informações necessárias, adotará todas as medidas cabíveis para apurar o caso.

"A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) informa que tão logo tome conhecimento formal dos fatos e tenha acesso às informações necessárias, adotará todas as medidas cabíveis para apurar a situação com o rigor, a seriedade e a responsabilidade que o tema exige, observando o devido processo legal", diz trecho da nota.

A Secretaria afirmou ainda que repudia qualquer forma de violência e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

"A pasta ressalta que repudia veementemente qualquer forma de violência e se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar integralmente com as investigações. Reforça ainda seu compromisso com a proteção dos estudantes e com a promoção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e respeitoso para toda a comunidade escolar", conclui a nota..

A reportagem não conseguiu contato com o diretor.

 


O Ministério Público de Pernambuco está apurando a denúncia de um suposto abuso sexual envolvendo um professor da rede estadual de ensino de Garanhuns/PE. O caso foi levado ao órgão pela própria vítima e por seu namorado. A jovem já prestou depoimento inicial sobre o fato, que também está sendo investigado pela Delegacia da Mulher.

Segundo a acusação, os abusos ocorreram no final de 2021, quando a jovem era estudante da Escola Henrique Dias. Na época, o investigado atuava como professor da adolescente, mas atualmente ocupa o cargo de diretor da instituição.

Em seu relato, a vítima narra que o assédio começou com o envio de mensagens de teor sexual e abordagens inadequadas no ambiente escolar, incluindo toques físicos indesejados ao longo do período em que ela era aluna, então com 17 anos. De acordo com o depoimento, a conduta escalou para um abuso sexual com conjunção carnal não consentida no final de 2021, quando ela já havia atingido a maioridade.

O documento aponta que o educador teria se aproveitado de um momento vulnerabilidade psicológica da estudante para cometer o crime, levando-a a um motel, onde consumou o ato com conjunção carnal.

Ainda segundo a jovem, o homem a levou mais uma vez ao local, mas ela resistiu à segunda investida e conseguiu se desvencilhar.

A representação enviada ao MPPE indica que a situação não é isolada. O relato sinaliza que outras alunas também teriam sido assediadas sexualmente pelo investigado. Informações apontam, inclusive, que as queixas sobre o comportamento do professor chegaram ao conhecimento da gestão da época e que o problema era perceptível no dia a dia.

Outros docentes já achavam a situação estranha o que levou o professor a pedir diversas vezes para que a vítima procurasse a coordenação e afirmasse que não havia nada de errado.

 Na notícia de fato, o MPPE aponta que, diante de relatos de assédios contínuos e possível abuso de vulnerabilidade, as condutas podem se enquadrar em diferentes crimes sexuais, como violação sexual mediante fraude, assédio sexual ou até estvp4o.


SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SE POSICIONA 

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) enviou ao V&C uma nota sobre a denúncia de suposto abuso sexual que está sendo apurada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) envolvendo um servidor da rede estadual de ensino em Garanhuns, Agreste de Pernambuco.

No posicionamento, a pasta informou que, assim que tomar conhecimento formal dos fatos e tiver acesso às informações necessárias, adotará todas as medidas cabíveis para apurar o caso.

"A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) informa que tão logo tome conhecimento formal dos fatos e tenha acesso às informações necessárias, adotará todas as medidas cabíveis para apurar a situação com o rigor, a seriedade e a responsabilidade que o tema exige, observando o devido processo legal", diz trecho da nota.

A Secretaria afirmou ainda que repudia qualquer forma de violência e que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

"A pasta ressalta que repudia veementemente qualquer forma de violência e se coloca à disposição das autoridades competentes para colaborar integralmente com as investigações. Reforça ainda seu compromisso com a proteção dos estudantes e com a promoção de um ambiente escolar seguro, acolhedor e respeitoso para toda a comunidade escolar", conclui a nota..

A reportagem não conseguiu contato com o diretor.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Escola do bairro da Liberdade é requalificada com investimento de R$ 632 mil em Garanhuns

Escola do bairro da Liberdade é requalificada com investimento de R$ 632 mil em Garanhuns

 


A Prefeitura de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou nesta sexta-feira, 19 de junho, a requalificação da Escola Professora Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares, localizada no bairro da Liberdade.



De acordo com a administração municipal, foram investidos aproximadamente R$ 632 mil na obra, que contemplou melhorias em toda a estrutura da unidade de ensino e também na quadra poliesportiva.

A solenidade de entrega reuniu estudantes, familiares, profissionais da educação e autoridades municipais. Durante o evento, a gestão destacou a importância dos investimentos em infraestrutura escolar para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na Rede Municipal de Ensino.



Entre os serviços executados estão a requalificação da quadra poliesportiva, implantação de uma sala de leitura, construção de uma nova secretaria, adequação de depósitos, recuperação do telhado, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, instalação de forro em PVC, pintura completa da escola e implantação de grades de proteção na área frontal da unidade.



Segundo a Prefeitura de Garanhuns, as intervenções têm como objetivo proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Fotos: Vinicius Vilela.

 


A Prefeitura de Garanhuns, Agreste de Pernambuco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou nesta sexta-feira, 19 de junho, a requalificação da Escola Professora Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares, localizada no bairro da Liberdade.



De acordo com a administração municipal, foram investidos aproximadamente R$ 632 mil na obra, que contemplou melhorias em toda a estrutura da unidade de ensino e também na quadra poliesportiva.

A solenidade de entrega reuniu estudantes, familiares, profissionais da educação e autoridades municipais. Durante o evento, a gestão destacou a importância dos investimentos em infraestrutura escolar para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem na Rede Municipal de Ensino.



Entre os serviços executados estão a requalificação da quadra poliesportiva, implantação de uma sala de leitura, construção de uma nova secretaria, adequação de depósitos, recuperação do telhado, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, instalação de forro em PVC, pintura completa da escola e implantação de grades de proteção na área frontal da unidade.



Segundo a Prefeitura de Garanhuns, as intervenções têm como objetivo proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Fotos: Vinicius Vilela.

Lula deve vir a Garanhuns ainda em junho inaugurar o Hospital de Amor, diz Sivaldo

Lula deve vir a Garanhuns ainda em junho inaugurar o Hospital de Amor, diz Sivaldo

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar Garanhuns, Agreste de Pernambuco, ainda neste mês de junho. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo prefeito Sivaldo Albino, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.

A vinda de Lula a Garanhuns tem como objetivo a inauguração do Hospital de Amor, que está em fase final de preparação para o início das atividades.

A unidade, construída em parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Garanhuns, está localizada no bairro Dom Héder Câmara e será voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital de Amor é referência nacional em oncologia e deverá atender pacientes de diversas regiões de Pernambuco.

A Prefeitura de Garanhuns cedeu uma área de 25 mil metros quadrados para a implantação do empreendimento, considerado um dos maiores investimentos em saúde da história do município.  Ainda Participaram do vídeo, gravado no Hospital de Amor, os deputados Cayo Albino e Felipe Carreras.



 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar Garanhuns, Agreste de Pernambuco, ainda neste mês de junho. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo prefeito Sivaldo Albino, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.

A vinda de Lula a Garanhuns tem como objetivo a inauguração do Hospital de Amor, que está em fase final de preparação para o início das atividades.

A unidade, construída em parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Garanhuns, está localizada no bairro Dom Héder Câmara e será voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento do câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital de Amor é referência nacional em oncologia e deverá atender pacientes de diversas regiões de Pernambuco.

A Prefeitura de Garanhuns cedeu uma área de 25 mil metros quadrados para a implantação do empreendimento, considerado um dos maiores investimentos em saúde da história do município.  Ainda Participaram do vídeo, gravado no Hospital de Amor, os deputados Cayo Albino e Felipe Carreras.



domingo, 21 de junho de 2026

Jovem morre e adolescente fica ferido em acidente na PE-223, em Paranatama

Jovem morre e adolescente fica ferido em acidente na PE-223, em Paranatama

 


Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste sábado (20) deixou um jovem morto e um adolescente ferido na PE-223, nas proximidades do povoado Alto da Serra, na zona rural de Paranatama, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações apuradas pelo Portal Agreste Violento, Aroldo da Silva Júnior, de 24 anos, e um adolescente de 16 anos seguiam em uma motocicleta quando colidiram na lateral de um veículo modelo Corsa. Com o impacto, a moto saiu da pista.

Aroldo da Silva Júnior não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O adolescente ficou ferido e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhado para uma unidade hospitalar.

Segundo a polícia, o motorista do Corsa deixou o local sem prestar socorro às vítimas e ainda não foi localizado.

Equipes da Polícia Militar, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil estiveram na área para realização dos procedimentos necessários. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.

A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do acidente e trabalha para identificar e localizar o condutor do veículo envolvido.

 


Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste sábado (20) deixou um jovem morto e um adolescente ferido na PE-223, nas proximidades do povoado Alto da Serra, na zona rural de Paranatama, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações apuradas pelo Portal Agreste Violento, Aroldo da Silva Júnior, de 24 anos, e um adolescente de 16 anos seguiam em uma motocicleta quando colidiram na lateral de um veículo modelo Corsa. Com o impacto, a moto saiu da pista.

Aroldo da Silva Júnior não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O adolescente ficou ferido e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhado para uma unidade hospitalar.

Segundo a polícia, o motorista do Corsa deixou o local sem prestar socorro às vítimas e ainda não foi localizado.

Equipes da Polícia Militar, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil estiveram na área para realização dos procedimentos necessários. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.

A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias do acidente e trabalha para identificar e localizar o condutor do veículo envolvido.

sábado, 20 de junho de 2026

AESGA em Garanhuns,PE, abre processo seletivo para professores de nível superior

AESGA em Garanhuns,PE, abre processo seletivo para professores de nível superior



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), no estado de Pernambuco, divulgou um Processo Seletivo Simplificado para o provimento temporário de vagas de professor para ministrar aulas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito da FACIGA. A seleção é destinada a candidatos com nível superior e pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

 Segundo o edital, as oportunidades são para os cargos de: Professor de Arquitetura e Urbanismo (1 vaga) Professor de Direito Público (1 vaga) A remuneração será de acordo com a titulação, sendo R$ 28,35 por hora-aula para Professor Especialista, R$ 34,45 para Professor Mestre e R$ 39,44 para Professor Doutor. As inscrições poderão ser realizadas de 18 a 29 de junho de 2026, até às 14h, pelo site www.aesga.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 por núcleo/área. Poderá ser solicitada isenção por candidatos inscritos no CadÚnico, conforme critérios previstos no edital, nos dias 18 e 19 de junho de 2026, até às 23h59. 

O processo seletivo será composto por duas etapas: análise de títulos (classificatória) e avaliação de desempenho didático-pedagógico (classificatória e eliminatória), prevista para o dia 30 de julho de 2026. A contratação será por tempo determinado, com prazo de até dois anos, podendo ser prorrogado. O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração. Mais informações podem ser obtidas no edital completo



A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), no estado de Pernambuco, divulgou um Processo Seletivo Simplificado para o provimento temporário de vagas de professor para ministrar aulas nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito da FACIGA. A seleção é destinada a candidatos com nível superior e pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

 Segundo o edital, as oportunidades são para os cargos de: Professor de Arquitetura e Urbanismo (1 vaga) Professor de Direito Público (1 vaga) A remuneração será de acordo com a titulação, sendo R$ 28,35 por hora-aula para Professor Especialista, R$ 34,45 para Professor Mestre e R$ 39,44 para Professor Doutor. As inscrições poderão ser realizadas de 18 a 29 de junho de 2026, até às 14h, pelo site www.aesga.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 250,00 por núcleo/área. Poderá ser solicitada isenção por candidatos inscritos no CadÚnico, conforme critérios previstos no edital, nos dias 18 e 19 de junho de 2026, até às 23h59. 

O processo seletivo será composto por duas etapas: análise de títulos (classificatória) e avaliação de desempenho didático-pedagógico (classificatória e eliminatória), prevista para o dia 30 de julho de 2026. A contratação será por tempo determinado, com prazo de até dois anos, podendo ser prorrogado. O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração. Mais informações podem ser obtidas no edital completo

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Alceu Valença é anunciado como homenageado do 34º Festival de Inverno de Garanhuns

Alceu Valença é anunciado como homenageado do 34º Festival de Inverno de Garanhuns

 


O prefeito Sivaldo Albino anunciou, nesta quinta-feira, que o cantor e compositor Alceu Valença será o homenageado do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Aos 80 anos, o artista pernambucano também está confirmado na programação do evento e fará show no dia 25 de julho.

A escolha representa uma homenagem a um dos nomes mais importantes da música brasileira e reforça a forte ligação de Alceu Valença com Garanhuns. O cantor morou na cidade durante parte da juventude e estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns.

Ao longo da carreira, Alceu Valença sempre fez questão de destacar o carinho que tem por Garanhuns, cidade que costuma citar em entrevistas e lembranças sobre sua trajetória.

A homenagem anunciada pela Prefeitura é vista como um reconhecimento à contribuição cultural do artista e à relação afetiva construída com a cidade ao longo de décadas.

Com uma carreira consolidada e mais de seis décadas dedicadas à música, Alceu Valença chega aos 80 anos recebendo uma homenagem no maior festival multicultural da América Latina, em uma edição que também contará com sua presença nos palcos do evento.

 


O prefeito Sivaldo Albino anunciou, nesta quinta-feira, que o cantor e compositor Alceu Valença será o homenageado do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). Aos 80 anos, o artista pernambucano também está confirmado na programação do evento e fará show no dia 25 de julho.

A escolha representa uma homenagem a um dos nomes mais importantes da música brasileira e reforça a forte ligação de Alceu Valença com Garanhuns. O cantor morou na cidade durante parte da juventude e estudou no Colégio Diocesano de Garanhuns.

Ao longo da carreira, Alceu Valença sempre fez questão de destacar o carinho que tem por Garanhuns, cidade que costuma citar em entrevistas e lembranças sobre sua trajetória.

A homenagem anunciada pela Prefeitura é vista como um reconhecimento à contribuição cultural do artista e à relação afetiva construída com a cidade ao longo de décadas.

Com uma carreira consolidada e mais de seis décadas dedicadas à música, Alceu Valença chega aos 80 anos recebendo uma homenagem no maior festival multicultural da América Latina, em uma edição que também contará com sua presença nos palcos do evento.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

PF mira Jaques Wagner em operação sobre Banco Master e cita apartamento de R$ 2,4 milhões

PF mira Jaques Wagner em operação sobre Banco Master e cita apartamento de R$ 2,4 milhões

 



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta 18 de junho uma nova fase da Operação Compliance Zero e teve como um dos alvos o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). A investigação, que apura um esquema de fraudes envolvendo o Banco Master, aponta suspeitas de que o parlamentar teria recebido vantagens indevidas do empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio da instituição financeira.

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as medidas, cita a suspeita de que Wagner tenha recebido um apartamento em Salvador avaliado em R$ 2,4 milhões, além do uso gratuito de aeronaves ligadas ao empresário e ingressos de alto valor para shows realizados em Los Angeles.

As investigações também apontam a atuação de Wagner em temas de interesse do Banco Master, incluindo discussões relacionadas à chamada "Emenda Master", proposta que previa ampliar de R$ 250 mil para R$ 1 milhão a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investidores.

Segundo a Polícia Federal, mensagens e contatos frequentes entre Augusto Ferreira Lima e o senador indicam que Jaques Wagner "não seria mero destinatário passivo de informações, mas interlocutor relevante em temas sensíveis ao grupo econômico investigado".

A decisão menciona ainda que, em agosto de 2024, Augusto Ferreira Lima ligou para o senador e lhe encaminhou o texto da emenda. Os investigadores também destacam conversas sobre a operação de venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB), além de discussões envolvendo a estrutura acionária do banco e requerimentos em tramitação no Senado.

Além da suspeita sobre o apartamento, a PF investiga o suposto uso gratuito de aeronaves ligadas ao Banco Master e o recebimento de ingressos para apresentações em Los Angeles, que, segundo a decisão, teriam custado mais de R$ 63 mil e sido destinados à família do parlamentar.

Para a Polícia Federal, a frequência dos contatos e a natureza dos assuntos tratados sugerem uma relação voltada a interesses do grupo econômico investigado, e não apenas uma relação social.

 



A Polícia Federal deflagrou nesta quinta 18 de junho uma nova fase da Operação Compliance Zero e teve como um dos alvos o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). A investigação, que apura um esquema de fraudes envolvendo o Banco Master, aponta suspeitas de que o parlamentar teria recebido vantagens indevidas do empresário Augusto Ferreira Lima, ex-sócio da instituição financeira.

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as medidas, cita a suspeita de que Wagner tenha recebido um apartamento em Salvador avaliado em R$ 2,4 milhões, além do uso gratuito de aeronaves ligadas ao empresário e ingressos de alto valor para shows realizados em Los Angeles.

As investigações também apontam a atuação de Wagner em temas de interesse do Banco Master, incluindo discussões relacionadas à chamada "Emenda Master", proposta que previa ampliar de R$ 250 mil para R$ 1 milhão a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para investidores.

Segundo a Polícia Federal, mensagens e contatos frequentes entre Augusto Ferreira Lima e o senador indicam que Jaques Wagner "não seria mero destinatário passivo de informações, mas interlocutor relevante em temas sensíveis ao grupo econômico investigado".

A decisão menciona ainda que, em agosto de 2024, Augusto Ferreira Lima ligou para o senador e lhe encaminhou o texto da emenda. Os investigadores também destacam conversas sobre a operação de venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB), além de discussões envolvendo a estrutura acionária do banco e requerimentos em tramitação no Senado.

Além da suspeita sobre o apartamento, a PF investiga o suposto uso gratuito de aeronaves ligadas ao Banco Master e o recebimento de ingressos para apresentações em Los Angeles, que, segundo a decisão, teriam custado mais de R$ 63 mil e sido destinados à família do parlamentar.

Para a Polícia Federal, a frequência dos contatos e a natureza dos assuntos tratados sugerem uma relação voltada a interesses do grupo econômico investigado, e não apenas uma relação social.

terça-feira, 9 de junho de 2026

Agrinordeste já registra ritmo acelerado de vendas

Agrinordeste já registra ritmo acelerado de vendas

O evento ocorre de 3 a 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções

A comercialização de estandes e espaços para expositores da 33ª edição da Agrinordeste segue em ritmo acelerado, refletindo a expectativa do setor para uma das mais importantes feiras do agronegócio do Nordeste. Realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), a mostra acontecerá de 3 a 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções.

O ritmo acelerado das negociações reforça a força da Agrinordeste como vitrine para empresas, produtores, instituições e marcas ligadas ao setor agropecuário. A expectativa da organização é ampliar o número de expositores e repetir o sucesso das últimas edições, que reuniram milhares de visitantes e geraram oportunidades de negócios, networking e capacitação.

Além da área de exposição, o evento contará com programação técnica, Festival Gastronômico, Feira de Produtos do Campo, concurso de queijos, atrações culturais e espaços voltados para inovação, mercado pet e moda agro.

Com entrada gratuita, a Agrinordeste segue consolidada como um dos principais encontros do agro nordestino, conectando o campo, os negócios e a inovação. Os interessados em participar da Agrinordeste 2026 como expositores podem entrar em contato pelo WhatsApp: (81) 99901-4679.

O evento ocorre de 3 a 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções

A comercialização de estandes e espaços para expositores da 33ª edição da Agrinordeste segue em ritmo acelerado, refletindo a expectativa do setor para uma das mais importantes feiras do agronegócio do Nordeste. Realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), a mostra acontecerá de 3 a 6 de setembro, no Pernambuco Centro de Convenções.

O ritmo acelerado das negociações reforça a força da Agrinordeste como vitrine para empresas, produtores, instituições e marcas ligadas ao setor agropecuário. A expectativa da organização é ampliar o número de expositores e repetir o sucesso das últimas edições, que reuniram milhares de visitantes e geraram oportunidades de negócios, networking e capacitação.

Além da área de exposição, o evento contará com programação técnica, Festival Gastronômico, Feira de Produtos do Campo, concurso de queijos, atrações culturais e espaços voltados para inovação, mercado pet e moda agro.

Com entrada gratuita, a Agrinordeste segue consolidada como um dos principais encontros do agro nordestino, conectando o campo, os negócios e a inovação. Os interessados em participar da Agrinordeste 2026 como expositores podem entrar em contato pelo WhatsApp: (81) 99901-4679.

terça-feira, 2 de junho de 2026

Senac oferece vagas gratuitas para curso na área de Turismo em Garanhuns

Senac oferece vagas gratuitas para curso na área de Turismo em Garanhuns

 




_Formação faz parte do projeto QualificaTUR, desenvolvido em parceria com a Setur-PE e Empetur_


O Senac Pernambuco está com inscrições abertas para o curso gratuito de Elaboração de Roteiros Turísticos em Garanhuns. A ação faz parte do projeto QualificaTUR, desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado (Setur-PE) e pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. O objetivo do projeto é fortalecer e aprimorar a qualificação profissional no segmento e os interessados devem se inscrever até o dia 5 de junho, na unidade do Senac, que fica na Maria Ramos, 22, Heliópolis.


O curso tem carga horária de 40 horas/aulas e busca habilitar os participantes a identificar atrativos locais, fazer estudos de viabilidade, cálculo de custos e comercialização e estruturar experiências turísticas que valorizem a cultura e tradições. As aulas acontecem de 8 a 19 de junho, de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 13h às 17h.


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934.


*80 anos do Senac PE*


Referência em educação profissional, o Senac Pernambuco celebra, no dia 14 de outubro, 80 anos como uma instituição comprometida com o desenvolvimento do estado de Pernambuco ao formar profissionais qualificados e alinhados às demandas do mercado de trabalho. Com uma atuação capilarizada, a instituição conta com sede física no Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada, além de 13 unidades móveis.


Sua oferta educacional inclui cursos de Formação Inicial e Continuada, Ensino Médio Integrado (Mediotec Senac PE), Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior (Faculdade Senac PE), além de ações extensivas, como workshops, congressos e palestras. Em 2025, foram 42.849 matrículas e mais de 6,6 milhões de horas-aula ministradas em todo o estado.


*Serviço*

*Curso de Elaboração de Roteiros Turísticos* 

Carga horária: 40h

Período: 08 a 19.06.2026 – Seg a Sex – 13h às 17h


*Senac em Garanhuns*

Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis

(87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934

 




_Formação faz parte do projeto QualificaTUR, desenvolvido em parceria com a Setur-PE e Empetur_


O Senac Pernambuco está com inscrições abertas para o curso gratuito de Elaboração de Roteiros Turísticos em Garanhuns. A ação faz parte do projeto QualificaTUR, desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado (Setur-PE) e pela Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. O objetivo do projeto é fortalecer e aprimorar a qualificação profissional no segmento e os interessados devem se inscrever até o dia 5 de junho, na unidade do Senac, que fica na Maria Ramos, 22, Heliópolis.


O curso tem carga horária de 40 horas/aulas e busca habilitar os participantes a identificar atrativos locais, fazer estudos de viabilidade, cálculo de custos e comercialização e estruturar experiências turísticas que valorizem a cultura e tradições. As aulas acontecem de 8 a 19 de junho, de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 13h às 17h.


Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934.


*80 anos do Senac PE*


Referência em educação profissional, o Senac Pernambuco celebra, no dia 14 de outubro, 80 anos como uma instituição comprometida com o desenvolvimento do estado de Pernambuco ao formar profissionais qualificados e alinhados às demandas do mercado de trabalho. Com uma atuação capilarizada, a instituição conta com sede física no Recife, Paulista, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Petrolina e Serra Talhada, além de 13 unidades móveis.


Sua oferta educacional inclui cursos de Formação Inicial e Continuada, Ensino Médio Integrado (Mediotec Senac PE), Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de Nível Superior (Faculdade Senac PE), além de ações extensivas, como workshops, congressos e palestras. Em 2025, foram 42.849 matrículas e mais de 6,6 milhões de horas-aula ministradas em todo o estado.


*Serviço*

*Curso de Elaboração de Roteiros Turísticos* 

Carga horária: 40h

Período: 08 a 19.06.2026 – Seg a Sex – 13h às 17h


*Senac em Garanhuns*

Rua Maria Ramos, 22, Heliópolis

(87) 3764.2700/2703 / (87) 9.8874.8492 / 9.9988.3934