O Zanzibah (foto) de Garanhuns, bar e restaurante, localizado em frente à praça da fonte luminosa, está sendo acusado de discriminar as pessoas e de atender pessimamente a sua clientela. A denúncia é de Guga Passos, que mantém na internet o Blog Conversando com as pessoas. Ele foi ao estabelecimento citado, em companhia do seu pai, que estava visitando Garanhuns e foi literalmente humilhado. A seguir uma parte do relato do blogger:
“Só para ambientar eu estava de bermuda e blusa pólo e sandálias havaianas e meu pai também, a diferença é que ele estava de calça jeans e um casaco por cima.
Quando fomos entrar no Zanzibah Choperia, por volta das 20h45, o salão estava com algumas poucas mesas ocupadas, a senhora que se encontrava na porta do bar (acredito que a gerente!) colocou a mão no meu peito e perguntou para onde eu ia (eu bem ali na frente dela e como assim para onde eu ia?), falei para ela que meu pai não era da cidade e queria tomar UM CHOPP para conhecer o local, ela simplesmente disse que nós não poderíamos entrar, pois o salão estava reservado para uma festa.
Fiz questão de repetir que meu pai não era da cidade e queria tomar UM CHOPP para conhecer o local, ela, sem tirar a mão do meu peito, disse que não poderíamos entrar, mas como meu pai queria conhecer, ainda me humilhei a 3º vez e falei de novo quemeu pai não era da cidade e queria tomar UM CHOPP para conhecer o local, ela sem tirar a mão do meu peito (em momento algum ela tirou, impedindo mesmo nossa entrada) e disse que não podíamos entrar e se quiséssemos o chopp que fossemos para o restaurante, como se estivéssemos pedindo de graça.
Dois detalhes importantes: 1 – o restaurante estava lotado e claro que não ia para lá depois desse tratamento, mesmo que tivesse mesa; 2 – na mesma hora que ela estava nos barrando outras duas famílias chegaram, em momentos separados, e ela nem perguntou “para onde eles estavam indo” acho que porque não tinha ninguém de sandália e porque pararam seus carrões bem na frente do bar.
Não quero fazer confusão, entrar na justiça, refeição grátis, nada disso, apenas queria fazer esse post para mostrar minha indignação do modo como fui tratado, especialmente por estar com meu pai (que mora em Recife).
Eles conseguiram acabar com nossa noite com o tratamento que nos deram. Espero que eles entendam que, em um bar e/ou restaurante, por mais na moda que ele esteja, é preciso qualidade no atendimento para que as pessoas queiram voltar, caso contrário o seu sucesso será momentâneo e passageiro.
E minha última ressalva é para a Garçonete (na verdade, acho que hoje ela é a gerente dos garçons no bar: Paulinha. Pois é a única que salva o atendimento por lá. Parabéns Paulinha!
OBS: Deixa eu fazer justiça de algo que lembrei agora, também tem a garçonete Aline que atende bem".
Guga Passos via Roberto Almeida
Aquele bar é assim mesmo, começando pelo Dono !!!!
ResponderExcluirEle é muito nariz empinado!!!!!
Tomem cuidado, que isso da cadeia e não tem dinheiro no mundo que solte!!!!
Aprenda !
isso mesmo guga, infelismente isso nao acontece so no zanzibar nao, eu estou morando a 3 anos em garanhuns e percebi que varioes estabelecimentos vivem de aparencia... ja morei em campina grande, recife, minas gerais e como d costume quando saio do trabalho gosto de usar bermuda, sandalia e camisa e, na primeira vez q coloquei os pés em garanhuns, fui almoçar no alforria e eu estava com o mesmo traje q descrevi nesse comentario. Entrei no estabelecimento e passou -se uma hora e ninguem me atendeu e nesse intervalo chegaram varias pessoas no qual todas foram atendidas e eu e um amigo nao, fiquei indignado e chamei o garçom e perguntei se o dinheiro daquelas pessoas valiam mais do que o meu e se achava q eu era um vagabundo ou outra coisa por nao ter me atendido, ficou sem explicaçao e quis me agradar mas.... levantei e fui embora... Isso que acontece em garanhuns e ridiculo
ResponderExcluirGaranhuns tem td pra ser feliz! mais tem muita gente que não deveria existir, povo besta!!!
Excluiro atendimento la nunca prestou!!
ResponderExcluirDa mesma forma, o Coluna Café Music impediu meu namorado de entrar no seu espaço por estar de bermuda. Gente, não há em nenhum local o aviso de que não pode entrar sem bermuda! Imaginem a humilhação e o desconforto impostos!
ResponderExcluirGaranhuns tá dando vergonha!
Já fui de sandália, casaco, bermuda e nunca ngm me parou n! o povo tb aumenta d+ ¬¬
ResponderExcluireu acho q o povo nao aumenta nao cara eles estao sertos pq um lugar com mal atendimento so fica o dono dentro agora qualquer dia q vc chegar em um local e for mal atendido quero ver sua opniao depois ok
ExcluirInteressante isso... moro em Recife há 12 anos, sou de Garanhuns, e já fui a restaurante muito fino aqui (La Campanina, por exemplo) de bermuda, camisa regata e havaiana e não fui barrado. Ao contrário, me trataram muito bem, pois o que mais importou foi pagar a conta.
ResponderExcluirSó uma coisa para você ficar ciente: quando acontecer algo deste tipo novamente, procure testemunhas próximas (além do seu pai) ou ative o gravador de voz do celular (ou filmadora para gravar todo o ocorrido) e peça-lhes telefones para contato. Procure um bom advogado e você terá indenização moral ganha, além de fechar o bar.
Sempre fui bem atendida lá, e não sou e nem nunca fui rica e nunca fui muito bem vestida e nunca senti discriminação alguma. Só acho que se estava reservado a atendente agiu de forma correta, pois se eu alugasse o local não gostaria de que ninguém estivesse usufruindo dele. Ela só cumpriu o dever dela resguardando o direito de quem pagou e reservou o local. Se entraram outras pessoas, provavelmente faziam parte dos convidados de quem reservou, e lógico teriam que estar bem vestidas, pois estavam indo pra uma festa, um evento. Se eu fosse você avaliaria melhor o que você posta no seu blog, pois pode prejudicar o restaurante, por um comentário que você fez num momento de raiva e de quebra sofrer um processo. Acho que não custava nada você e seu pai terem ido para parte não reservada, pois se houvesse discriminação ela não deixaria você entrar no restaurante, teria mandado você ir embora.
ResponderExcluirsi m mas ela deveria peguntar as pessoas que entraram se o nome delas estavam na lista...n eh so pq estavam bem vestidas q poderiam entrar assim eu me vestiria formalmente e entraria sem nem saber se sou convidada ou nao...isso eh prova de q n teve reserva alguma...e se tivesse nao seria o salao todo...garanto q teriam algumas mesas para pessoas de fora da "suposta e estranha festa!!!"
ExcluirFrequento o Zanzibah e reconheço que o serviço fica a desejar. Caso me tratem mal faço um boletim de ocorrência na hora para as providências que o caso requer.
ResponderExcluirUma coisa é achar que não existe só porque não acontece com a gente. A pessoa que barrou foi mal-educada, não justifica o trato dela com o rapaz só por outros terem reservado o local, pois outras pessoas entraram e se foi reservado, "cadê" credencias, convites ou qualquer coisa que identificasse as outras pessoas que entraram, só pela roupa dava para dizer quem era convidado??
ResponderExcluiro texto está tendencioso, mas revela algo verdadeiro aqui: Julgamento pela aparência e Mal Atendimento.
Se fosse comigo, exigia no mínimo respeito só pelo fato de ter sido barrado da forma que ocorreu.
E cá para nós, esses lugares preza sim pela boa aparência, não é qualquer bermuda, chinelo e camiseta que fará você menos apresentado, mas vai com uma "MF" chinelo de dedo com prego segurando a correia e camiseta de 5 "contos" ou casaco com uns furinhos para vê se "povo tb aumenta d+ ¬¬ ".
Cada um tem sua opinião. Uns gostam do atendimento e outros não. É questão de ponto de vista. Porém uma coisa dizer que o atendimento deixa a desejar, pois é um comentário que generaliza, ou seja, pra que disse isto o atendimento é ruim independente das posses do cliente. Outra coisa completamente diferente é dizer que sofreu preconceito por estar vestido de maneira simples. O problema então não foi preconceito, e sim uma deficiência no atendimento. Falo isto vendo os comentários, porque particularmente nunca tive problemas com o atendimento de lá. E eu não sou rica de forma alguma.
ResponderExcluirSou de gs e concordo que isso é tipico das pessoas da minha cidade.è um vergonha mas denumciar é a unica saida.
ResponderExcluirComo ninguém é obrigado a concordar ou discordar de opiniões, sejam quais forem. Eu trabalho em todas essas Casas Norturna e também já passei pela situação de ficar meia hora sentado esperando alguém me atender (e todos eles me conhecem, dos atendentes aos donos), prestação de serviço em Garanhuns infelizmente é PÉSSIMO, não falo só de restaurantes porque isso é de menos, é tudo!
ResponderExcluirNão querendo defender (mesmo sabendo que alguns vão achar que sim e não conheço o autor da denúncia), mas eu conheço alguns "tipos" que frequentam esses lugares e, a maioria só vai pra se mostrar, no final, bêbados, fazem a maior zona na hora de pagar a conta pedindo para tirar isso e aquilo porque não querem pagar (10% pelo serviço, couvert artistico essas coisas), alguns fazem pouco até dos atendentes, e sobre um comentário do Coluna Café, Aquilo é uma Boate, bermuda não é traje para certos ambientes, acusem o Fórum por discriminação, lá não é aceito: bermuda, chinelo, camiseta regata, sainha, shortinho. Há lugares e lugares para certas vestimentas. Se o fato aconteceu no Zanziba, pontos a menos para eles, e o mesmo para os que fizerem o do acontecido, mas antes de acusar alguém por tal ato, veja onde você está entrando e se seu traje está d'acordo. Grandes e pequenas cidades são rodeadas de pessoas que moram nas ruas e os atendentes de bares e restaurantes não tem bola de cristal para saber quem é que quem não é morador de rua, pois alguns se vestem de tal forma que se passa por alguém comum como no fato do Zanziba, uma bermuda, camiseta e chinelos, que não roupas rasgadas e sujas.
É ridículo a pessoa ir a um local como um restaurante usando havaianas e bermuda, afinal de contas o bom senso e educação deveria ser da parte do cliente primeiro, sandália e bermuda usamos na praia ou piscina e não em um espaço de nível. Essa é a minha opinião.
ResponderExcluir... eu e uns amigos fomos nos confraternizar lá no Zanzibah ,que no final de tudo duplicou a conta pensando que estávamos bêbados e fiu desrrespeitada gravemente por uma garçonete... que não lembro o nome ... mas vou preguntar ao meu amigo... essas coisas não podem está acontecendo impune... a postura do restaurante tem que ser revista minunciosamente...!!!!!
ResponderExcluirGente nada justificar o que essa senhora fez com o rapaz, é uma falta de respeito com o cliente. A pior coisa é vc ir a um restaurante ou bar seja o que for, e ser mau atendido, sabendo vc, que está pagando, que não está pedindo nada de graça!!!
ResponderExcluirIsso é uma vergonha...
ResponderExcluirMinha turma (que inclui a Valéria Godoi) e eu resolvemos fazer nossa confraternização nese lugarzinho nojento, eu nunca havia entrado ali, mesmo porque moro em Caruaru e vou raras vezes ver minha família em Garanhuns.
ResponderExcluirFrequento os melhores bares e restaurantes daqui e de Recife e nunca fui tão destratado como nesse pardieiro.
Eles nos roubaram, duplicaram nossa conta e ainda uma das garçonetes quis dar uma de superior e nos chamou de mundiça, nunca precisei humilhar uma pessoa mas nesse dia eu precisei colocar essa garota (Elisabeth) no lugar dela.
Nunca mais entrarei nesse lugar pois dinheiro nunca me faltou e eu posso ESCOLHER o que frequentar e ser BEM TRATADO pois estou PAGANDO para isso.
Eu por exemplo sou de Garanhuns moro em Recife, frequento do melhor restaurante ao buteco mais simples,e nada justifica essa atitude!!!quer dizer que pra ir há um restaurante vc tem q colocar calça,sapatos,camisa de grife etc... eu por exemplo vou no Sal e Brasa em Recife,Ponteio Grill de sandalias bermuda e sou muito bem atendido,a pessoa comparar o FORUM com um Bar e restaurante onde vc vai escutar música,beber,comer,namorar,distrair palhaçada isso.E quanto a pessoa que fez essa denúncia eu a conheço é um grande profissional ai em Garanhuns professor por sinal,e no dia do ocorrido não tinha nada de reserva do salão pq era no Festival de Inverno de Garanhuns.
ResponderExcluirÉ incrível como essas coisas acontecem com frequência em Garanhuns, realmente o povo vive de aparência, deixam de comer para ter um carro novo e andar na roupa de marca.
ResponderExcluirMoro em Recife , frequento os melhores e os piores bares e restaurantes e sempre fui bem tratada em todos eles,já em Garanhuns, não posso falar a mesma coisa...
Pense num povinho de mente minúscula e atrofiada.
Isto é uma vergonha para a cidade.
Falta de respeito com os clientes!Essa é uma realidade triste de nossa cidade, a falta de profissionalismo dos donos de empresas (que não podemos chamar de empresários) é constate. Acordem!treinem seus funcionários para que isso não continue acontecendo.
ResponderExcluirSó ratificando o que meus amigos Valéria e Marcos Tenório falaram. Tomamos 12 (doze) doses de Whisky. Sabe quantas doses vieram na conta? 23 (vinte e três). Eram apenas três pessoas bebendo scotch. Vinte e três doses?
ResponderExcluirE, por fim, a garçonete ainda nos chamou de "mndiça"!
Vi que tem gente aqui defendendo o restaurante... é muito bom, quando se vai a um local e se é bem tratado. Mas quando não, amigos, temos que denunciar.
Sou de GUS, mas hoje em dia não moro mais lá, felizmente.
ResponderExcluirAs pessoas deveriam sair do mundinho em que vivem, viajar, participar de outras culturas e ver que roupa, carro e status social cai por terra em lugares que se valoriza mais o ser humano do que o material, que um dia se deteriora e vai pro lixo, ou então vai a falência.
Voltei a Gus depois de três anos para rever minha família e entrei em uma doçaria muito frequentada da cidade, fui com um vestidinho solto, tipo to nem aí, e esquecí o quanto a maioria das pessoas de GUS são "frescas" e me olharam que parecia que eu estava maltrapilha e pedindo esmolas para pagar meu consumo.
Mas, isso são coisas da mentalidade de algumas pessoas de GUS, mente retrograda, povo metido, andam chiques e a barriga pede comida.
Não sinto saudade de Gus, onde estou tem gente rica de verdade que anda de bis, vai na sua casa come feijão com farinha e anda no shopping de sandálias, esses sim são os ricos de dinheiro e de espírito, enquanto a maioria dos garanhuenses são pobres de espírito e acreditam que são os únicos seres do planeta a terem grana.
Acorda povo de Garanhuns o mundo não se restringe só a isso não!
Ah, tem mais uma coisa, pra quem defende a moça que atendeu o GUGA, ela poderia ter tido a gentileza de informar que o espaço estava sendo ocupado sem ter que botar a mão no rapaz, como um ato de repúdio ou amedrontamento.
...É,meu caro,infelizmente essa é a cultura em muitos dos estabelecimentos de Graranhuns.Nosso povo precisa mesmo é deixar de ser nariz empinado e mudar essa cultura elitista da nossa cidade.Garanhune seu povo precisa "abrir os olhos e mentes".Garanhuns precisa gerar progresso economico e cultural.Chega de ser uma cidade "bonitinha".Garanhuns precisa gerar renda,trebalho,precisa produzir,para aí sim,se tornar a cidade que todos queremos e sonhamos.
ResponderExcluirRealmente em garanhuns se vive de APARÊNCIA E SÓ .
ResponderExcluirMEU DEUS QUE DECADÊNCIA ,O MAL DOS SABIDOS É ACHAR QUE TODOS OUTROS SÃO BESTAS!
Este problema não é um caso isolado em Garanhuns. Não apenas em restaurantes, mas também, visto em lojas e afins. Quem nunca se deparou com uma vendedora mal humorada na loja Via G? Quem não precisou "pedir" atendimento, enquanto te olhavam dos pés a cabeça? Pois é. São pessoas que julgam demais, e estão ali porque precisam, e não por esporte. Temos que ficar de olho e procurarmos sempre locais onde o atendimento seja bem feito, afinal, estamos pagando.
ResponderExcluirGraças a Deus não estou morando mais em garanhuns estou em Recife a quatro meses nossa quanta diferênça aqui ninguém quer saber o que vc tem ou deixa de ter ó que vale mesmo e quando sabem que somos ¨gente boa¨ ai pra ir no centro da cidade temos que vestir a melhor roupa se quisermos ser atendidos se for em um restaurante o povo besta nossa QUANDO ESSE POVO VAI PERCEBER QUE ROUPA NOVA NÃO E INVESTIMENTO É FULTILIDADE...
ResponderExcluirpois é garanhuns ta foda em todo lugar ta assim, não so em bar ou restaurante mas em todos os estabelecimentos que são tachados "DE NÍVEL", na via G tem uma galerinha muito mal humorada e chata tbm :S
ResponderExcluirNetinho Espinhara
Acho que é o pior bar de garanhuns. Esse fim de semana encontramos um pedaço de plástico no filet à parmegiana. Se bem que era uma folha de filét.. nunca vi tão fino!
ResponderExcluirEu acho que isso não tem nada a ver, pois a mulher estava fazendo a parte dela se o local estava alugado você não tem o direito de ultrapassar o local, pois como ela falou o local estava ALUGADO. E você não foi humilhado, pois você em momento algum ela lhe chingo você que tá insinuando. E eu também já vi várias pessoas ali de bermudas e tals e não foram "Humilhadas".
ResponderExcluirAs vezes que frequentei lá, fui muito bem atendido, ñ sou rico,ñ tenho carrão e ñ uso roupas de grife, mas vale ressaltar que o preconceito vem dos próprios frequentadores de lá, te olham dos pés a cabeça e torcem o nariz pra você, mas no final quem paga a conta sou eu então ignoro !
ResponderExcluirUm ambiente que verdadeiramente Engana as pessoa super aguardavel porem com um atendemento pessimo começando por quem deveria dar exemplo em atendimento o dono que trata super mal as pessoas.Concordo com os comentarios das outras pessoas seria o último lugar de garanhuns que recomendaria para as pessoas que conheço.
ResponderExcluirPessoal em termos de atendimento deixa a desejar mesmo.
ResponderExcluirConvido vocês para serem atendido por um garçom chamado Túlio
Se você gosta de ser bem atendido, chame um garçom de nome Túlio!
ResponderExcluirParabéns Túlio continue assim!
O único garçom que se encontra no Zanzibar. Em termos de tudo.
E verdade eu também já fui atendido por esse garçom chamado Túlio, sem palavras o garçom realmente e bom em atendimento.
ResponderExcluirEm termos de vinho nem se fala, ele me falou tudo sobre meu vinho como escolher como degustar em fim o garçom realmente e bom. Recomendo todos procurarem quando forem ao Zanzibar .
é isso mesmo,temos que denunciar,esse tipo de tratamento,que os "ricos"da cidade tratam as pessoas que se apresentam usando trajes mais simples.com esse tratamento mostram aos visitantes,como garanhuns é "pequena"...
ResponderExcluirGente. Infelismente e em todo canto. Pena isso. A tantos lugares que fazem isso em garanhuns sou rica. E já pai assim. Sou doida para alquen fazer isso comigo. Adoro bermuda e camiseta e não dispenso uma havaiana. Deixo meu carro longe. Só para ver se vou ser parada. Sou advogada e adoro essas coisas. Vamos ver quem tá errado.
ResponderExcluirEles acham que podem sair tratando mal as pessoas,afinal se eles abriram aquilo lá e porque precisam,e muito mais ainda aqueles que la trabalham,mas esquenta não irmão dese jeito que eles estão indo,logo,logo estarao com pouquissimos clientes,abraço e parabéns pelos relatos muito bom.
ResponderExcluirEU SOU DO RECIFE,ESTIVE LÁ
ResponderExcluirE TAMBÉM FUI MAL ATENDIDO. MAS TEM UM BAR E RESTAURANTE MUITO LEGAL QUE É DE UM CARA DE RECIFE. SE CHAMA BAR E RESTAURANTE DONA ANTÔNIA... GOSTEI MUITO DO ATENDIMENTO DE LÁ, E A COMIDA TAMBÉM É BOA, COMI UM ARRUMADINHO DE CARNE DE SOL BARATISSIMO R$ 10,00 ...
RECOMENDO!
A unanimidade faz referência a esse restaurante Zanzibar. Contudo, ele sempre está lotado. A conta se assemelha com o de um restaurante da cidade de Garanhuns onde o proprietário, um "anão de Jardim Barrigudo", somava a conta com a data e arriscava, se colar, colou... Vão a outro lugar... Tem a Buchada da Vila, o Bar da Tripa, O Sarrabulho do Zé, o Bar da Perua, O Bar 31, Agora, se quizerem frequentar a Zazibar, ponham a indumentária de gente, tire a roupa de "maloqueiro" e terão acesso e prestígio. "O pau se conhece pela casca..."
ResponderExcluir