A Secretaria de Saúde de Pernambuco está intensificando o trabalho no combate à dengue em Garanhuns e região, e para isto adquiriu dois novos veículos para que possa fazer o trabalho de fiscalização e acompanhamento das ações nos municípios que fazem parte da V GERES – Gerência Regional de Saúde.
Trata-se do Programa de Controle de Combate à Dengue, que passa a receber maior atenção devido o crescimento do número de casos, principalmente em Garanhuns, onde se encontra atualmente um percentual dez vezes maior que o aceitável pelo Ministério da Saúde, e por isto recebe a atenção de uma epidemia.
“Estamos elaborando novas estratégias de combate, pela informação e fiscalização. Já nesta segunda-feira estivemos reunidos com a equipe de epidemiologia. A própria Secretaria de Saúde está mudando o larvicida utilizado, pois estamos constatando que o anterior já estava sendo ineficaz para combater o mosquito, que vai ficando mais resistente.” – explica Dr. Elenilson Liberato, gestor da V GERES.
Garanhuns e região têm o ambiente propício para a proliferação da larva do mosquito, o clima e a abundância de água, onde os mosquitos põem suas larvas, que se multiplicam..
Atualmente a regional tem seis municípios em alerta, que precisam de um olhar especial, pois já foram verificados inclusive casos da dengue hemorrágica, que é a mais perigosa.
“É preciso que as pessoas se conscientizem e façam sua parte. Praticando no cotidiano os cuidados para não deixar água parada, e não fornecer as condições para a proliferação do mosquito. As pessoas devem também motivar seus vizinhos a participar das campanhas, pois um vizinho displicente é perigoso para toda a vizinhança” – Adverte Liberato.
Os novos veículos estarão fazendo este trabalho de vigilância epidemiológica na periferia de Garanhuns e nas cidades circunvizinhas, colhendo dados e realizando trabalho de coleta, também buscando a prevenção. A entrega dos veículos foi feita nesta segunda-feira, pelo gestor da V GERES, no Hospital Dom Moura, aos srs. Hélio Rodrigues e Reginaldo dos Santos, dos setores de transporte e epidemiologia, respectivamente.
“Estaremos capacitando os agentes comunitários da regional, levando mais informações e podendo cobrar mais efetividade no combate. Com os novos veículos teremos mais agilidade e aproximação com as comunidades necessitadas da nossa presença, para juntos combatermos o mosquito da dengue” – Finaliza Dr. Elenílson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.