Como parte das comemorações do 45º Aniversário de Criação do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns-PE, será realizada uma solenidade cívico-militar no próximo dia 09 de março, sexta-feira, às 09h, no pátio de formatura do Quartel.
O evento contará com a presença do Comandante da 7ª Região Militar, 7º Divisão de Exército, General de Divisão Marcelo Flávio de Oliveira Aguiar, do Comandante da 10º Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Manuel Lopes de Lima Neto, do Prefeito de Garanhuns, Senhor Luiz Carlos de Oliveira e de diversas autoridades do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Prefeitos de cidades vizinhas, Personalidades da cidade de Garanhuns e sociedade em geral.
O comandante do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, Tenente-Coronel Wilson Roberto Agostinho do Nascimento, convida a todos para prestigiar a cerimônia.
PROGRAMAÇÃO
Dia 09/03, às 09hs, Solenidade Comemorativa ao 45º Aniversário do Batalhão no Pátio de Formatura do 71º BIMtz.
Dia 09/03, às 09hs, Solenidade Comemorativa ao 45º Aniversário do Batalhão no Pátio de Formatura do 71º BIMtz.
Sobre o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado
O 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71°BIMtz) - Batalhão Duarte Coelho, sediado em Garanhuns-PE, iniciou oficialmente suas atividades em 1967. Organização Militar criada pelo Decreto N° 60.394, de 11 de março de 1967, teve seu aquartelamento inaugurado a 10 de agosto do mesmo ano. O ato contou com a presença do Exmo Sr Presidente da República, ARTUR DA COSTA E SILVA, que se fez acompanhar de seus ministros, do Governador do Estado de Pernambuco, NILO COELHO, e do Comandante do IV Exército, Gen Ex RAFHAEL DE SOUZA AGUIAR, além de grande número de figuras do cenário político nacional da época.
O terreno foi adquirido e doado pelo então Prefeito de Garanhuns, AMILCAR DA MOTA VALENÇA, que fez a solicitação de recursos à Sociedade local, por intermédio de projeto entregue à Câmara de Vereadores. Ao longo de sua existência o 71° BIMtz conquistou vitórias significativas. Ainda em Jan 69, foi elevado a “Batalhão Tipo II” e, em Jan 87, transformado em “Batalhão Tipo III”. Em abril de 1970, foi criada, em seu aquartelamento, a Escola General Sampaio, conhecida como “Pelotão Mundico”, destinada à educação de crianças pobres da região.
No mês de abril de 1993, com a presença do Exmo Sr Ministro do Exército, Gen Ex ZENILDO GONZAGA ZOROASTRO DE LUCENA, foi concedida, em Portaria Ministerial, a denominação histórica “Batalhão Duarte Coelho” e entregue o Estandarte Histórico ao 71° BIMtz. Em outubro de 1994, a Organização Militar foi contemplada com uma Banda de Música categoria “F”.
A partir de 1998, a Unidade adotou um novo Quadro de Organização, passando a contar com uma Base Administrativa Tipo “A’ 03 (três) Companhias de Fuzileiros e uma Companhia de Comando e Apoio. No mês de junho de 2000, em Portaria do Cmt Ex, o Batalhão foi designado como “Força de Ação Rápida” (FAR) do Comando Militar do Nordeste (CMNE), passando a ter máxima prioridade em pessoal e material.
No que se refere ao emprego de tropa, conforme vocação operacional do CMNE, ao longo desses anos, o batalhão recebeu missões voltadas para as ações de segurança integrada e, ainda, representou a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada em exercício de defesa externa no Teatro Amazônico, como a Operação Amazônia/ 2010.
Com orgulho, mobilizou uma Companhia de Fuzileiros de Força de Paz para integrar contingentes de 2006, 2009 e 2011, do BRABATT, no Haiti. Além desses, em 2010, contribuímos com um pelotão reforçado no Contingente Emergencial enviado imediatamente após o terremoto que assolou o país amigo. Desde a sua inauguração, a OM mantém a integração com a comunidade local cada vez mais viva e forte, participando de inúmeras atividades de cunho social em atendimento aos diferentes segmentos da sociedade.
Neste pedaço de chão nordestino, o Batalhão permanece vigilante a serviço do Exército e da Pátria, tendo como principal atividade o preparo dos seus quadros e da tropa, visando à manutenção da operacionalidade para o cumprimento das missões constitucionais atribuídas às Forças Armadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.