![]() |
Missa de Corpus Christi na Catedral (crédito da foto: Priscila Lopes) |
A solenidade de Corpus Christi iniciou-se no século XIII. A Igreja percebeu que era fundamental reafirmar a presença real de Cristo, no pão consagrado. Essa necessidade se aliava ao desejo do homem (e da mulher) medieval de contemplar as liturgias. Tanto que é dessa época o costume de elevar a hóstia e o cálice de vinho, depois da consagração, para satisfazer a curiosidade daqueles que iam à igreja mais para ‘ver’ o Corpo e o Sangue de Cristo, do que para participar efetivamente da Eucaristia.
Por isso, a Igreja Católica celebra, em todo o mundo, na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes, a festa do Corpo e Sangue de Deus, popularmente chamada de Corpus Christi.
Foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada pelos cristãos. 'Esse é o momento de rememorarmos a herança mais preciosa deixada por Cristo, o sacramento da sua própria presença', explica o liturgista, Marcelo Lopes.
Essa herança compreende a missa (obrigatória) e as procissões. Fonte: JB
Em Garanhuns a celebração do Corpus Christi acontece todos os anos, com a confecção de tapetes feitos pelos fiéis da Igreja, na principal avenida da cidade. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema da Eucaristia. Logo depois acontece a missa de celebração e em seguida a Procissão com o Santíssimo Sacramento sobre os tapetes confeccionados para essa grande solenidade.
![]() |
Tapete na Av. Sto Antonio ( créditos da foto: Diocese de Garanhuns) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.