O Projeto Recicla Pernambuco vai agitar o 22º Festival de Inverno de Garanhuns, de 12 a 22 de julho, com uma série de atividades envolvendo a exposição de produtos de arte confeccionados com materiais recicláveis, distribuição de cartilhas sobre reciclagem de lixo e apresentação de vídeos educativos. Entre as ações do projeto no FIG também estão a realização de coleta seletiva diária no Parque Euclides Dourado, com catadores organizados da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov), de Garanhuns; e a instalação de 12 Postos de Entrega Voluntária (PEV) no Parque Euclides Dourado.
O projeto, executado pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) por meio da Unidade Gestora de Projetos de Resíduos Sólidos (UGRS), é ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e financiado pela empresa Petroquímica Suape. Destina-se a realizar intervenções sócio-ambientais em municípios da Mata Sul, Agreste e Sertão de Pernambuco, especificamente relacionadas à gestão e operação na área de resíduos sólidos.
A equipe da UGRS estará presente na Feira de Arte com Materiais Recicláveis, no Pavilhão Economia Criativa, da Fundarpe, com uma série de atividades permanentes. Entre as atividades, estão a exposição e a comercialização de produtos de arte confeccionados com materiais recicláveis por 17 artesãos e artesãs de Garanhuns, das 14h às 20h.
Acontecerão ainda a distribuição de material informativo (folders, calendários e ímãs de geladeira da coleta seletiva de Garanhuns, cartilha “Coleta Seletiva e Reciclagem de Lixo com Organização de Catadores”) e sorteio de brindes – camisas “Eu Faço Coleta Seletiva”, lixeiras do Programa de Coleta Seletiva de Garanhuns para veículos e canetas no estande do Itep, Asnov e IFPE; e apresentação permanente de vídeos educativos sobre educação ambiental, coleta seletiva de lixo, catadores de materiais recicláveis, indústria da reciclagem e meio ambiente.
Haverá a exposição de fotos “Faces do Lixo” sobre lixo e reciclagem; a apresentação do grupo de teatro “Trupe Azimute”, com a peça sobre reciclagem “Tudo Vira Tudo”, nos dias 15 e 21 de julho, às 17h, no Pavilhão Economia Criativa; oficinas de arte com materiais recicláveis nos dias 14 e 20 de julho, às 15 h, com o artesão e escultor Leandro José, de Garanhuns; e atividades informativas e criativas com o arte-educador, Geraldo Simiano, de Garanhuns, diariamente na Feira de Arte com Materiais Recicláveis e no estande do Itep.
Nos dias 12 e 13, será realizado o dia de doação para a reciclagem de panelas velhas e das latinhas de alumínio. Nos dias 16 e 17, será a vez da doação para reciclagem dos resíduos eletroeletrônicos; e nos dias 18, 19 e 20, o dia de doação de garrafa PET. A equipe da UGRS que atuará no FIG é composta pelo coordenador Bertrand Alencar e pelas técnicas Poliana Martins e Romênia Moura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.