Carro da AMTT transportando passageiro de maneira irregular: fiscalização de trânsito? foto: Facebook de Carolina Luna Alves |
Uma internauta postou uma foto em seu Facebook que mostra uma pessoa sendo transportada de maneira irregular em um veículo pertencente a AMTT, (Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Garanhuns). A primeira impressão, ao vermos a imagem, é de completa reprovação e repulsa. O Código Brasileiro de Trânsito, em seu Artigo 230, Inciso II, prevê que o transporte de passageiros em compartimento de carga é uma infração gravíssima, punida com multa de 191 reais e apreensão do veículo, salvo por motivo de força maior, com permissão de autoridade competente e em sintonia com a Resolução nº 82 de 18 de novembro de 1998.
O que quer dizer isso tudo? Que para cidadãos comuns esse "motivo de força maior com permissão de autoridade competente", constante do artigo acima, não se aplica em hipótese nenhuma; ou seja, qualquer motorista em veículo particular que cometer tal infração estará sujeito as punições estabelecidas no Código de Trânsito. (multa e apreensão do veículo).
E para veículos oficiais? Vale a mesma regra? Deveria valer, sobretudo, por tratar-se de uma autarquia que tem a função de fiscalizar o trânsito e o transporte em Garanhuns, entretanto, a Resolução nº 82, de 18 de novembro de 1998, faz algumas concessões para situações extraordinárias de veículos oficiais. Uma delas é que em atendimento das necessidades de execução, manutenção ou conservação de serviços oficiais de utilidade pública, pode-se utilizar eventualmente e a título precário a caçamba para transporte de passageiros, mas, contudo, porém, entretanto, para isso, o Artigo 3º da Resolução exige obrigatoriamente:
I - bancos com encosto, fixados na estrutura da carroceria;
II - carroceria, com guardas altas em todo o seu perímetro, em material de
boa qualidade e resistência estrutural ;
III - cobertura com estrutura em material de resistência adequada.
Como o compartimento de carga não tinha nada disso, só podemos concluir que a AMTT errou feio e cometeu uma infração de trânsito gravíssima, sujeita a multa e apreensão do veículo. e o pior: pôs em risco a vida da pessoa a qual transportou irregularmente. Chovia, o carro não tinha cobertura, sequer bancos. Em caso de colisão traseira ou dianteira, o passageiro mostrado na foto poderia morrer ou ficar gravemente sequelado. Parece que a campanha "Maio Amarelo", promovida pela AMTT, e que visa alertar e prevenir sobre a frequência de acidentes em Garanhuns, não se aplica a ela própria; FAÇA O QUE EU DIGO E NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO.
LEIA TAMBÉM
AMSTT se pronuncia sobre passageiro conduzido em compartimento de carga em Garanhuns
LEIA TAMBÉM
AMSTT se pronuncia sobre passageiro conduzido em compartimento de carga em Garanhuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.