O serviço será implantado em Garanhuns, Agreste do Estado, levando as pessoas com deficiência para reabilitação e fisioterapia
O Programa Pernambuco Conduz, que tem como finalidade garantir acesso das pessoas com deficiência, ou seja, com severo comprometimento de mobilidade, a serviços de reabilitação, propiciando tratamento de fisioterapia, estará sendo implantado na cidade de Garanhuns, Agreste do Estado, nesta terça-feira (27).
Segundo Bernardo D’Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, uma van adaptada foi entregue para atender as pessoas com deficiência da cidade das flores, sob a coordenação da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD. Ele disse ainda que, cinco pessoas já se inscreveram e estão autorizadas a utilizar o serviço e outras seis já deram entrada na documentação e aguardam a conclusão do processo de cadastramento. A capacidade de atendimento é de 20 pessoas.
Sebastiana Rosário da Silva, mãe de Anderson Pinto da Silva, 31 anos, deficiente físico, disse que os irmãos de Anderson faltavam ao trabalho para levar ele aos tratamentos. “Estava vendo a hora de meus filhos serem demitidos. Estava muito difícil. Só levávamos porque queremos o melhor para Anderson. Estou muito feliz porque agora ficará mais fácil”.
O Programa já está em funcionamento nos 13 municípios da Região Metropolitana do Recife - (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Moreno, Ipojuca, Paulista, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Itapissuma), com 29 vans, transportando mais de 200 usuários para as 34 clínicas conveniadas.
Outras cinco vans estão em atuação no Polo do Agreste Central, beneficiando a população de Caruaru, São Caetano, Bezerros, Riacho das Almas, Toritama, Camocim de São Félix, Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, Tacaimbó e São Joaquim do Monte. Na localidade, cinquenta usuários utilizam o programa, para chegar a uma das oito clínicas cadastradas. O Pernambuco Conduz também atua em Petrolina, com cinco vans transportando 36 usuários para sete clínicas.
Além de garantir acesso a serviços de reabilitação, o PE Conduz possui a Rota de Lazer, desde agosto de 2013, levando para atividades de cultura e lazer em locais públicos, de acordo com agenda definida pela SEAD.
Ass. de Imprensa da SEDSDH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.