Equipe da TV Pajuçara fez registro do objeto que cortou o céu (Crédito: Reprodução vídeo) |
Um barulho estrondoso seguido de um clarão foi relatado por várias pessoas em diferentes partes de Alagoas e Pernambuco no fim da tarde dessa terça-feira (3). Em poucas horas, vários testemunhos se multiplicaram nas redes sociais, com relatos nos municípios de Chã Preta, Craíbas, Quebrangulo, Igaci e na capital, Maceió. Em Pernambuco o estrondo e clarão foram vistos e sentidos em Garanhuns, Bom Conselho, Brejão, Angelim, Terezinha, Saloá e outros municípios.
Sem muitas imagens, o episódio depende muito mais da história oral, contada pelas testemunhas, mas a equipe da TV Pajuçara conseguiu um registro rápido, captado durante a gravação do treino do CRB, na Via Expressa, em Maceió.
Nas imagens gravadas pelo cinegrafista José Pereira, do Jornal da Pajuçara Noite, é possível ver uma espécie de "risco no céu, passando em alta velocidade.
Pereira conta que diante da velocidade com que o objetivo rasgou o céu, não foi possível captar a melhor imagem. "Era algo como fogo, amarelo, parecia uma estrela cadente, só que muito mais forte. Mas foi tão rápido que quando posicionei a câmera já havia passado e consegui registrar apenas o rastro deixado no céu".
O jornalista Wladymir Lima, afirma ter presenciado algo parecido com uma estrela cadente na Avenida Juca Sampaio.
"Estava com minha esposa no carro, e vimos o brilho, algo como um objeto incinerando. Não ouvimos barulho, mas vimos o rastro deixado no céu. Parecia realmente uma estrela cadente", conta.
Em Craíbas, no Agreste do Estado, internautas relatam ter visto uma espécie de "bola de fogo", e ficaram assustados. Em Chã Preta, agentes de plantão na delegacia confirmaram que várias pessoas relataram ter ouvido um forte estrondo, provavelmente vindo de uma localidade chamada Serra Lisa, há 15 quilômetros do centro do Município.
Nas redes sociais, os depoimentos de gente que afirma ter visto "algo estranho no céu" se multiplicaram em Maceió:
"Acabei de ver um negócio estranho cair do céu, pareceu uma estrela cadente, só que maior e verde, alguem viu?", postou Nilson Lins.
"Estava no ponto de ônibus da casa vieira e vi um desses passar... Achei que fosse algum tipo de 'fogos de artifício'", afirmou um jovem em seu perfil no Facebook.
Também foram registrados depoimentos no estado vizinho de Pernambuco. Na cidade de Bom Conselho, Garanhuns, Arcoverde, Brejão, Saloá, Iati, Angelim, São João, Terezinha, moradores afirmam ter visto o objeto incandescente semelhante aos narrado por alagoanos
Versão oficial
O TNH1 ouviu a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Infraero e o Observatório Astronômico do CEPA.
De acordo com o metereologista da Semarh, Vinícius Pinho, é provável que o objeto avistado tanto na capital quanto no interior seja um meteorito, que ao entrar em contato com o planeta, ganhou velocidade e explodiu, se dividindo em vários pedaços. "O barulho ouvido foi por conta da explosão sônica, causada pela atração exercida por nossa atmosfera", explicou.
Ainda de acordo com Vinícius, os meteoritos costumam entrar em combustão e por isso o clarão pôde ser visto mesmo durante o dia. "Ele provavelmente se desintegrou no trajeto até nossa crosta", acrescentou.
Meteorito
O coordenador do Observatório Astronômico Genival de Lima, Adriano Aubert, que fica no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas de Maceió, o CEPA, apresentou duas hipóteses para o fenômeno.
A primeira é de que um meteorito entrou na atmosfera da terra em uma velocidade entre 30 mil e 40 mil quilômetros por hora, que é de 15 a 20 vezes mais rápido que o som. A outra seria lixo espacial, resto de satélites, foguetes e de estações espaciais.
Segundo ele, o fenômeno é bem rápido e difícil de ser registrado. Sobre o estrondo que pode ter sido ouvido na região Agreste, o coordenador diz que isso só acontece quando corpos celestes atingem a parte mais baixa da atmosfera, com altitudes entre 16 km e 20 km.
“Quando esses corpos entram em contato com a atmosfera eles entram em atrito com o ar, o que diminui a velocidade e gera calor, e em alguns poucos casos, apenas quando não se desintegram nessa queda, podem fazer ruídos”, concluiu Aubert.
Infraero
No interior, o estrondo produzido pelo objeto que atravessou os céus assustou a muitos que chegaram a relatar que se tratava da queda de uma aeronave, o que foi desmentido pela Infraero. "Se alguma ocorrência envolvendo aeronaves no espaço aéreo alagoano tivesse ocorrido, seríamos os primeiros a saber", garantiu o sargento Oliveira, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Alagoas (DTCEA).
Garanhuns e região
Aqui na cidade de Garanhuns, o estrondo também foi sentido, com mais intensidade no distrito de Miracica, mas moradores da zona urbana também relataram o episódio. O mesmo ocorreu em outras cidades próximas a Terra de Simoa como mostram os depoimentos abaixo enviados ao V&C.
"Eu estava no centro de Garanhuns e vi a bola de fogo no céu... e o rastro de fumaça depois", disse um leitor do V&C
"Sou de Angelim e vi quando o meteorito caiu, era por volta das 17:00 17:30, afirmou um internauta de Angelim.
"Ontem às 5 horas da tarde ao sair da escola no município de Jupi PE eu junto com minha filha menor vi uma bola de fogo que cruzava o céu em uma velocidade imensa tive muito medo pois pensei ser uma estrela cadente que ia caindo,foi muito rápido coisa de segundos meu deus"
" Eu estava no centro de Garanhuns e vi algo se desintegrar no ar, algo grande, uma bola de fogo... "
"Sou de Saloá/PE. Realmente caiu fragmentos de meteoro na zona rural da cidade de Brejão/PE em Chã-Preta/AL. Pessoas que moram próximo ao local ( cerca de 2 km) me contaram que chegaram a cair no chão pelo impacto, depois só uma grande nuvem de poeira. Aqui em Saloá/PE, cerca de 30km de Brejão, o estrondo foi muito forte chegando a vibrar os vidros e paredes das casas".
É ISSO PESSOAL, TUDO INDICA QUE O MISTÉRIO CHEGOU AO FIM. ERA DE FATO UM METEORITO, QUE PARECE TER CAÍDO NO MUNICÍPIO DE CHÃ PRETA (ALAGOAS), SENDO SUA PRESENÇA SENTIDA EM UM RAIO DE 200 KM, DE GARANHUNS A MACEIÓ.
PARA QUEM PENSA QUE O RISCO DESSAS PEDRAS ESPACIAIS CAÍREM NO NOSSO QUINTAL NÃO EXISTE, É SÓ RECORDAR O EPISÓDIO DA RÚSSIA, EM 2013, ONDE UMA QUEDA DE UM METEORITO PRODUZIU UMA ONDA DE CHOQUE QUE DEIXOU CENTENAS DE PESSOAS FERIDAS. RELEMBRE
PARA QUEM PENSA QUE O RISCO DESSAS PEDRAS ESPACIAIS CAÍREM NO NOSSO QUINTAL NÃO EXISTE, É SÓ RECORDAR O EPISÓDIO DA RÚSSIA, EM 2013, ONDE UMA QUEDA DE UM METEORITO PRODUZIU UMA ONDA DE CHOQUE QUE DEIXOU CENTENAS DE PESSOAS FERIDAS. RELEMBRE
FONTE: TNH1 com acréscimo de informações do V&C
Em Campina Grande PB também foi visto. Eu estava dirigindo e vi qd estava passando de carro em um viaduto um ponto de fogo deixando rastro e se desintegrando. Lindo demais.
ResponderExcluirEu estava e meus colegas de escola em frente ao Colégio Estadual ( Garanhuns ) quando algo passou rapido se deslocando uma estrela, não ouvimos nada, mais vimos sim!
ResponderExcluirSou de Inhapi-AL, meu pai também presenciou a cena,última terça-feira: foi visto um clarão muito intenso como uma bola de fogo e uma velocidade muito rápida, imediatamente ele nos chamou para ver, mas já havia desaparecido.
ResponderExcluirAproximadamente as 17h00 estava parado no sinal em frente ao Park Shopping em Maceio, indo em direção ao litoral norte quando avistei uma enorme bola de fogo passando na direção leste oeste em altissima velocidade e saindo do alcance da vista se escondendo por tras do proprio shopping. Quando abriu o sinal e avancei não vi nada mais que um rastro de fumaça.
ResponderExcluir