Ariano Suassuna em sua última Aula-espetáculo |
"Na minha vida tem dois homens que me perseguem. Um sou eu, o outro é Ariano Suassuna". Com essa frase, um dos maiores escritores da nossa literatura, falecido no final da tarde desta quarta (23), iniciou sua última Aula-espetáculo, sexta-feira, (18), no teatro do Centro Cultural, em pleno início de Festival de Inverno de Garanhuns. Bem humorado, contou piadas, explorando a sofrível e inapagável derrota do Brasil para Alemanha. Como sempre, citou Camões para ressaltar a riqueza da língua portuguesa, seu instrumento de trabalho, além de prestar homenagem a seu amigo Capiba. Enfim, terminou como queria, em cima do palco, e quis Deus que fosse na nossa abençoada Garanhuns.
Para muitos que viram apresentação do escritor, a sensação era de que ele estava se despedindo. Foi o que contou a colaboradora do V&C, Ana Paula Ferreira, que testemunhou o epílogo da vida e obra de Ariano naquela noite de sexta-feira inesquecível, no Teatro Luiz Souto Dourado. "Sem dúvida nenhuma, assisti essa mesma aula , "O Circo da Onça Malhada", na cidade vizinha de Teresinha mas, aqui em Garanhuns, ele estava com uma inspiração além da conta, em certa parte da aula sentenciou: "Ninguém quer morrer". Era como se estivesse se despedindo do público", disse Ana Paula, que ainda teve o privilégio de tirar uma foto com o mestre paraibano (ver abaixo).
O prefeito Izaías Régis decretou luto por 3 dias em Garanhuns. Ele relembrou a triste coincidência de Ariano ter falecido exatamente um ano depois de Dominguinhos, que morreu em 23 de julho de 2013. " Ariano se foi no mesmo dia que, no ano passado, sofríamos com a perda do Mestre Dominguinhos, em pleno Festival de Inverno de Garanhuns. Dois grandes artistas que levaram a cultura popular e as histórias do Nordeste para o mundo", declarou o prefeito em nota. A aula-espetáculo em Garanhuns aconteceu 3 dias antes do AVC que vitimou Ariano, levando-o a morte 48 horas depois.
(Créditos das fotos: Ana Paula Ferreira )
(Créditos das fotos: Ana Paula Ferreira )
Suassuna em Garanhuns com seu Circo da Onça Malhada |
Teatro lotado assistiu Ariano sair de cena em grande estilo |
Colaboradora Ana Paula Ferreira com Ariano Suassuna em Garanhuns (despedida) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.