![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB8Bj3b3OPiOHjOd5A8oysAaVWsyxUuoLVeH2BxdWrc4xd5xRRUPYqnysaYjTWQPJYmQWJlcsThO61fvYcQ3jDS5ngMpcXfeJ04l81zlreXCOFryYKOI5UBBBGkNXhwbknU_uF321_dRY/s1600/JO%C3%83O+PAULO+E+FERNANDO+BEZERRA.jpg)
Uma das maiores dúvidas que paira sobre a cabeça daqueles que acompanham as idas e vindas das pesquisas eleitorais em PE é a eleição para o Senado. Três dias atrás, Ibope e Datafolha mostravam cenários parecidíssimos. O Ibope dizia que João Paulo (PT) estava com 37% e Fernando (PSB) com 30%. O Datafolha cravava 36 a 30 também pró-João Paulo. As pesquisas dos dois institutos divulgadas neste sábado (04), divergem severamente. Para o Ibope, João Paulo se mantém à frente do socialista de Petrolina (35% a 30%) foi o resultado. Já o Datafolha, mostra uma virada de Fernando Bezerra (36% a 32%) pró-candidato do PSB.
VOTOS VÁLIDOSPara calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
DATAFOLHA(PESQUISA DE 04 DE OUTUBRO)
FERNANDO BEZERRA 52%
JOÃO PAULO 45%
IBOPE (PESQUISA DE 04 DE OUTUBRO)
JOÃO PAULO 52%
FERNANDO BEZERRA 45%
Haja pesquisa: nunca antes na história deste país vimos tantas delas, parece ter virado comércio, diminuindo a importância da própria eleição. Neste pleito elas foram quase diárias, às vezes duas no mesmo dia, uma avalanche de números que, ao invés de ajudar, confundem a cabeça do eleitor. Bom seria uma lei que disciplinasse o uso destes instrumentos, não proibindo, mas diminuindo sua periodicidade. Vamos aguardar o dia de amanhã onde as urnas darão o veredicto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.