Cratera na Rua Miguel Arraes na Cohab II: moradores pedem solução |
Os moradores da Rua Miguel Arraes de Alencar, na Cohab II em Garanhuns, vivem um drama que se arrasta há 4 anos. Uma enorme cratera, que vem aumentando ao longo do tempo, tem deixado algumas pessoas com medo de perder suas casas e de sofrerem acidentes. É o caso de Alex Anderson que mora há 3 metros do buraco. Ele procurou o V&C para relatar a angústia a que sua família vem sendo submetida. "Essa cratera começou a se formar há uns 4 anos e de lá pra cá só aumenta comprometendo a estrutura de nossas casas. A prefeitura já veio olhar, sempre promete que vai solucionar o problema, mas até agora nada. Enquanto isso vivemos com medo", disse Alex.
O buraco na verdade é uma voçoroca, nome que se dá ao desmoronamento resultante de erosão provocada por água das chuvas. De acordo com uma reportagem publicada pelo V&C em janeiro de 2011, o problema teria começado após as fortes chuvas que caíram sobre Garanhuns em junho de 2010, antes disso o local era plano.
O que impressiona neste caso é que, três anos atrás, os moradores temendo por suas casas e pela segurança de suas famílias, já solicitavam providências, mas nada foi feito.“Esse terreno a pessoa já compra com dificuldade, pra acontecer uma coisa dessas e ninguém toma as providências. O prejuízo é só da gente mesmo”, disse um morador do local em janeiro de 2011. "Quem tem filho pequeno não vive tranqüilo. O medo é quando eles passam por aqui, a terra tá fofa, é arriscado desabar”, se queixou uma dona de casa em matéria exibida pelo V&C também em 2011.
Casas estão há 3 metros do buraco na Rua Miguel Arraes
|
A solução para o problema, segundo técnicos da defesa civil, é uma canalização e drenagem no local, mas talvez por ter um orçamento elevado, o projeto nunca saiu do papel. "Já falamos com o prefeito Izaías e com o vereador Gil PM, mas até agora só promessas" disse Alex Anderson. O risco de ter casas engolidas por uma cratera gigante não é o único problema da Rua Miguel Arraes. Quando chove os buracos tomam conta da via e há dificuldade, inclusive, de entrar e sair carros da localidade.
Rua Miguel Arraes, como muitas em Garanhuns,
ficam intransitáveis durante as chuvas
|
O apelo que fazem os moradores da Cohab II é para que as autoridades municipais, que têm gerência sobre esse tipo de problema e capacidade para resolvê-lo, o façam no mais rápido espaço de tempo possível antes que algo de pior aconteça com aquelas pessoas que pagam seus impostos, mas se sentem desamparadas pelo poder público.
É inegável que a atual administração vem desempenhando um trabalho sério e avançando no que tange a saneamento, reestruturação e pavimentação de algumas ruas, praças e parques, mas estas melhorias têm que chegar a todos os cidadãos de Garanhuns sem exceção. É bonito vermos as modernas lâmpadas Led a iluminar a Rui Barbosa, ou termos campos de futebol society e planetário no parque Euclides Dourado a proporcionar lazer aos frequentadores, mas quando no outro lado da cidade temos um precipício gigante que assusta e ameaça engolir a casas das pessoas, a solução desse problema tem que passar a ser prioridade número 1. Há quatro anos o caso é relegado a segundo plano. Basta. Está na hora de agir.
Voçoroca cresce a cada dia. Problema foi mostrado
pelo V&C em 2011, mas, de lá pra cá nada foi feito
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.