Virada de calendário é sinônimo de organizar as despesas fixas do ano novo. A Secretaria da Fazenda do Estado divulgou hoje quais serão as datas, em 2015, para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O valor mínimo de IPVA é de R$ 38,37, para motos, e R$ 63,95 para os demais transportes.
Os valores podem ser recolhidos em três parcelas ou em cota única, esta última com desconto de 5%. Para otimizar o processo, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) contendo as três parcelas será encaminhado para a residência do contribuinte, para evitar o pagamento em duplicidade. Aqueles que optarem por cota única deverão emitir a guia diretamente no site do Detran.
Confira as datas:
– Para os veículos com placas terminadas em 1 e 2, o vencimento da primeira parcela ou da cota única será no dia 5 de março, a segunda no dia 6 de abril e a terceira, 5 de maio;
– Aqueles que possuem os números 3 e 4 no final da placa, terão o dia 10 de março como prazo final para pagamento da conta única ou da primeira parcela, seguido pelas datas 10 de abril e 11 de maio para quitação das demais;
– Para as placas terminadas em 5 e 6 as datas são 16 de março, 15 de abril e 15 de maio;
– As de finais 7 e 8 realizam o pagamento nos dias 20 do março, abril e maio;
– As terminadas em 9 e 0, quitam o imposto nos dias 25 de março, 27 de abril e 25 de maio.
Atualmente, são cadastrados no Detran cerca de 2,5 milhões de veículos, sendo 2,2 milhões deles tributáveis pelo IPVA. A alíquota sobre o valor venal é de 2% para motos, 1% para caminhões e ônibus, e 2,5% para carros e outros. De acordo com a Gerência de IPVA da Sefaz, a queda média do valor imposto do veículo usado é de -4,30%, se comparado ao valor do ano anterior para o mesmo automóvel.
JC Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.