|
Vista aérea da mata ciliar e da encosta onde ocorreu o deslizamento |
A forte chuva ocorrida em Garanhuns no último dia 16 de fevereiro provocou um desastre ecológico sem precedentes e de gravíssimas proporções em uma das nascentes do Rio Mundaú aqui no município. Com a chuva, houve um grande deslizamento de uma encosta arrastando para a margem do riacho formado pela nascente Olho D' água toneladas de terra, além de árvores centenárias e o pior: muito lixo, o que pode causar sério dano ao local.
Se as consequências e os efeitos desta tragédia ambiental ainda estão sendo processados por pesquisadores da área, a causa é fácil de identificar já que ela reside mais uma vez na ação indiscriminada do homem e seu ímpeto capitalista de errônea ocupação do solo sem se preocupar com o amanhã.
|
Lixo e terra caíram sobre nascente do Rio Mundaú em Garanhuns |
Segundo Fernando Luna, do grupo Rotary Sete Colinas, instituição integrante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema) de Garanhuns, a chuva de meados de fevereiro apenas expôs as vísceras do problema, mas a tragédia já era anunciada por diversos motivos, dentre os quais a retirada da vegetação natural, como a mata ciliar, iniciadas desde 1993 e que servem de proteção natural para a encosta, as obras de drenagem e saneamento da Cohab II, realizadas em 2012, e as recentes invasões e construções irregulares de moradias na parte superior da encosta.
O desastre ambiental na nascente Olho D´água, que é área de preservação, e que, portanto, deveria ser protegida por lei, repercutiu na cidade e no estado através de blogs, jornais tvs e rádios. O Jornal do Commercio abordou o problema semana passada e nesta quarta-feira (26/02) foi a vez do AB TV, telejornal da afiliada da Rede Globo em Caruaru, exibir matéria sobre o assunto, inclusive, mostrando imagens aéreas do local feitas com a ajuda de drones onde é possível ter uma melhor ideia da dimensão do deslizamento. Diante de uma conjuntura tão agressiva e nefasta para o meio ambiente de Garanhuns, o Ministério Público resolveu, segundo a matéria da AB TV, acompanhar de perto o problema depois de denúncias feitas ao órgão.
|
Imagem do local obtida através do Google earth |
MUNDAÚ - A Bacia do Rio Mundaú tem uma área de aproximadamente 4.126 quilômetros quadrados, que se espalha entre Pernambuco e Alagoas. O curso d´água nasce em Garanhuns e corta 30 municípios. No Estado, o rio abastece três reservatórios em Capoeiras e em Garanhuns, no Agreste, com capacidade máxima acima de um milhão de metros cúbicos.
VEJA O VÍDEO DA MATÉRIA EXIBIDA NO AB TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.