|
Garanhuns antiga: Avenida Santo Antônio |
Respeitamos, mas não reconhecemos como válida a atual data de aniversário da cidade que, segundo os novos estudos, completa 204 anos em 10 de março próximo. Não vamos polemizar, mas apenas fazer o registro do que para nós é o correto.
A Carta Régia datada de 10 de março de 1811, elevou Santo Antônio à categoria de Vila, mas foi o deputado provincial Silvino Guilherme de Barros, o Barão de Nazaré, que, em um espetacular discurso na Assembléia Provincial, convenceu seus colegas parlamentares a aprovarem a Lei 1.309 de 04 de fevereiro de 1879 que elevou Garanhuns à categoria de município.
Um ano antes, ele tinha vindo à antiga vila repousar e aqui se encantou com o potencial e clima da região. Se nos perguntarem quantos anos de fundação como município tem Garanhuns, diremos 136 anos, agora, sua história, remonta a muito antes de 1879 ou até mesmo de 1811 pois tem início na primeira metade do século XVII (1654) com o estabelecimento nos Campos dos Garanhuns, de uma tribo indígena de corruptela Garanhun. Mudar a regra do jogo, é apequenar o esforço do lendário Barão de Nazaré e sobretudo desprezar o papel de um homem que dedicou toda sua vida a pesquisar sobre a história de Garanhuns, cujo trabalho incansável nos cartórios da cidade foi decisivo para montarmos o quebra cabeça em torno de nosso passado. Seu nome,
Alfredo Leite Calvalcanti.
PARABÉNS GARANHUNS PELOS SEUS 136 ANOS DE EMANCIPAÇÃO E MAIS DE 350 DE HISTÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.