Tenente-coronel Emmanuel, comandante do 9º BPM com sede em Garanhuns Foto - divulgação Agreste Violento |
Uma entrevista concedida pelo tenente-coronel Emmanuel, comandante do 9º BPM, à Rádio Papacaça, da cidade de Bom Conselho, na última sexta-feira (20/03) causou certo descontentamento ao seu antecessor, o coronel Campos que deixou a função no dia 24 de fevereiro. A informação é do Blog O Argonauta que cobre as notícias daquela cidade. Segundo a publicação, Campos não teria ficado nada satisfeito com a afirmação de Emmanuel de que foi dele o esforço principal para dotar Bom Conselho de uma Patrulha Rural. A Patrulha Rural de Bom Conselho foi implantada no último sábado no Distrito de Rainha Isabel e tem como finalidade principal combater a criminalidade, sobretudo o tráfico de drogas na região através do patrulhamento da área de divisa com estado de Alagoas. O desconforto entre os dois oficiais superiores chegou ao clímax quando o coronel Campos, ao ouvir a entrevista do tenente-coronel Emmanuel, teria pedido direito de resposta à rádio para discordar de seu sucessor quanto a paternidade da patrulha rural.
“É no mínimo estranho o comportamento do meu sucessor no comando do 9º BPM-Garanhuns, ao afirmar em uma entrevista providências e ações que já tinham sido previamente adotadas por mim, tomando para si, todo o mérito desta modalidade de policiamento ostensivo, quando na verdade segundo os relatórios de passagem de comando para o próprio, Coronel Emmanuel, já constava que os policiais já estavam a disposição da 3ª CPM-Bom Conselho, que tem como comandante o capitão Gilson Serqueira, inclusive com escalas de serviço, restando apenas a chegada da viatura, que também foi conseguida com muito esforço de minha parte, junto ao Diretor Geral de Administração da Policial Militar, Coronel Gimar.
Quanto a localização da base desta patrulha rural, foi definida através de estudo de situação, realizado juntamente com o comandante da 3ª CPM-Bom Conselho e o Major Alexandre Carvalho, chefe da seção de planejamento do batalhão. Fora todos esses critérios técnicos levantados, já existia uma determinação expressa do ex-governador, Eduardo Campos, para lançamento de policiamento fixo naquela região. Para ressaltar o que falo, no ano de 2010, já havia instalado nessa mesma região policiamento rádio motorizado. Independente de quem colocou ou não o objetivo foi alcançado, que é trazer de volta a segurança para população daquela comunidade.” teria dito Campos, segundo o blog O Argonauta.
Na entrevista à Rádio Papacaça, o tenente-coronel Emmanuel teria dito que a escolha do Distrito de Rainha Isabel como sede da patrulha rural havia sido definida após conversa com o prefeito da cidade de Bom Conselho, Danilo Godoy, tendo sido o mapeamento realizado pelo próprio Emmanuel. Ainda segundo o blog o Argonauta, o atual comandante do 9º BPM teria dito na rádio que teve grande dificuldade para conseguir os policiais para trabalharem na patrulha rural, precisando ele próprio se deslocar-se até a capital pernambucana para conseguir uma viatura para o novo posto policial, o que foi amplamente contestado por Campos como mostra o texto acima.
Coronel Campos passou menos de dois meses no comando do 9º BPM |
Importante ressaltar que este canal de informações não ouviu a citada entrevista do tenente-coronel Emmanuel, nem o direito de resposta do coronel Campos. As informações aqui descritas foram postadas pelo blog O Argonauta, veículo de comunicação que goza de bastante credibilidade na cidade de Bom Conselho. O coronel Emmanuel assumiu o comando do 9º BPM após a saída precoce de Campos que disse ter deixado o cargo por pressões políticas. Emmanuel, que era o sub-comandante do 9º BPM, acabou herdando o posto. O termo choque de estrelas contido no título da reportagem é uma menção indumentária das três estrelas do posto de coronel e as duas utilizadas na farda, "sobre o ombro" para aqueles policiais que galgam o posto de tenente-coronel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.