Adicionar legenda |
Técnicos do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) estão realizando, em Garanhuns, um mapeamento das áreas de risco de desastres naturais do município. A novidade desse trabalho, que foi iniciado no mês de maio deste ano, é a utilização do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) – equipamento projetado para operar em situações perigosas ou repetitivas em regiões consideradas de risco ou com acesso restrito. A ação vai contribuir com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) na elaboração de projetos de contenção de erosões e atividades de reflorestamento.
De acordo com o engenheiro civil Thiago Amorim, coordenador da Compdec de Garanhuns, os projetos que serão preparados seguirão para o Governo Federal. “A ideia é que possamos pleitear recursos para as referidas obras. Os trabalhos dos tecnólogos estão sendo coordenados por mim e pelo secretário-executivo Fábio Antônio”, destaca.
O Vant que vem sendo utilizado no mapeamento possui características específicas para a geração de produtos cartográficos, como ortofotos digitais, modelos digitais do terreno analisado, elevação e detalhes das curvas e do perfil do terreno. O aparelho é manuseado pelo tecnólogo em Geoprocessamento Diego Quintino e o engenheiro cartógrafo Carlos Augusto.
No total, oito voçorocas estão sendo vistas prioritariamente – elas localizam-se, em sua maioria, no bairro Liberdade e nas comunidades Cohab II e Cohab III. Além do Vant, também estão sendo utilizados equipamentos de rastreio (GPS) de alta precisão.
Secom PMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.