quinta-feira, 8 de outubro de 2015
Bispo nomeia padre Francisco como Vigário Geral da Diocese de Garanhuns
O bispo Dom Paulo Jackson nomeou, neste dia 08 de outubro, o padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos como Vigário Geral da Diocese de Garanhuns. De acordo com a tradição católica, o Vigário Geral tem a missão de ajudar ao bispo no governo de uma diocese. A decisão de Dom Paulo Jackson repercutiu nas redes sociais. Através do Facebook oficial da Diocese de Garanhuns, fiéis de todas as partes saudaram o padre Francisco e o parabenizaram pela escolha. De acordo com o Código de Direito Canônico, as principais atribuições de um Vigário Geral são:
- Em virtude de seu ofício, compete ao Vigário Geral, na diocese toda, o poder executivo que, por direito, pertence ao Bispo diocesano, para praticar todos os atos administrativos, exceto aqueles que o Bispo tenha reservado a si, ou que, pelo direito, requeiram mandato especial do Bispo.
- Ao Vigário Geral , dentro do âmbito de sua competência, cabem também as faculdades habituais concedidas pela Sé Apostólica ao Bispo e a execução dos restritos, salvo haja determinação expressa em contrário ou tenha sido escolhida a própria competência pessoal do Bispo diocesano.
O Vigário Geral deve referir ao Bispo diocesano as principais atividades já realizadas ou por realizar; nunca procedam contra sua vontade e sua mente.
. O poder do Vigário geral e do Vigário Episcopal expira por término do tempo de mandato, por renúncia e também, salvos os cân 406 e 409, por destituição a eles intimada pelo Bispo diocesano, bem como pela vacância da sé episcopal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.