Com o intuito de levar o acesso aos serviços básicos de saúde à população, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, durante a manhã deste sábado (14), uma ação de conscientização na Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga). O momento, incluído na programação do Novembro Azul – campanha de combate ao câncer de próstata -, reuniu mais de 10 profissionais, entre fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e dentistas. Ao todo, mais de 250 pessoas receberam atendimento.
O garanhuense Reginaldo Félix dos Santos, 59 anos de idade, estava fazendo compras na feira livre quando viu a tenda de serviços e logo buscou ser atendido. Para ele, muitos homens ainda têm preconceito quando o assunto é cuidar da saúde. “Às vezes ficam acomodados, não querem ir ao médico. Eu não tenho isso. Já fiz o exame de próstata duas vezes desde que complete 40 anos e agora vim aqui ver como está a pressão e a glicose”, disse.
Para o secretário de Saúde, Alfredo de Góis, ocasiões como a de hoje refletem muito na rotina das pessoas. Segundo o titular da pasta, é uma forma de se aproximar da população, dando assistência e perspectivas de melhor qualidade de vida. “Sabemos que para ter longevidade, cuidar da saúde é primordial. Esses eventos nas ruas da cidade, fazendo com que todos participem, facilita o acesso aos serviços. O balanço é bastante positivo e vamos continuar atuando nesse sentido”, completa.
Além de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e orientações sobre temáticas da saúde, também foi oferecida avaliação bucal. De acordo com o relatório final da ação, seis lesões de boca foram verificadas – os pacientes foram encaminhados para atendimento odontológico especializado.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Garanhuns
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.