Socorro e a roupa que estava usando no dia do episódio (Aviso ao lado informa sobre a proibição) |
Uma professora foi barrada na entrada da Câmara Municipal de Garanhuns na manhã da última segunda-feira, 22 de agosto. O motivo alegado pela recepcionista era que ela estaria usando um vestido com barra acima do joelho. Socorro Badega, de 53 anos, tinha ido à Casa Raimundo de Moraes para participar de um evento alusivo à Semana da Pessoa com Deficiência, mas foi informada pela recepcionista que não poderia entrar no recinto. "Uma moça chamada Alcione, que era a recepcionista, me abordou e disse que eu não poderia entrar por estar com o vestido acima do joelho, o que me deixou indignada porque, apesar de o vestido estar um pouco acima do joelho, não era um traje indecente, nem tampouco descomposto", disse a professora em conversa com o V&C. Socorro, que reside no bairro São José, procurou a 2ª Delegacia de Polícia Civil após o episódio para registrar um BO, mas não chegou a finalizar o procedimento. Ainda segundo ela, o policial que a atendeu comentou que não achou o vestido descomposto para a ocasião. "Me senti muito constrangida. Procurei meu advogado e vou entrar com um processo na Justiça. Minha roupa não é indecente. Indecente é a política deste país," desabafou socorro. Ela ainda revelou que uma jovem que estava com uma roupa mais curta que a sua chegou a entrar na sede do legislativo garanhuense minutos após a barrarem. Socorro Badega é professora da Rede Estadual de Ensino e atua no CREE (Centro de Reabilitação e Educação Especial Lions Clube).
O blog V&C entrou em contato com a assessoria da Presidência da Câmara Municipal de Garanhuns que revelou haver legislação federal, estadual e municipal proibindo a entrada em casas legislativas de pessoas trajando saias, shortes e vestidos curtos. "Tomamos conhecimento deste caso e informamos ao presidente. Realmente não é permitida a entrada com os referidos trajes, inclusive a vereadora Carla de Zé de Vilaço trabalha diariamente na Casa Raimundo de Moraes e também cumpre a norma sem questionamentos. A regra é para todos," observou Marquinhos, assessor do presidente Gersinho Filho.
Mas nesse mesmo evento havia alguém com saia mais curta que essa... ou tanto quanto. Talvez pelo fato da outra ser jovem e não ser professora...
ResponderExcluirPesos e medidas diferenciados.