A temporada 2016 do ‘Natal Luz nos Distritos’ movimentou, neste domingo (20), o distrito de São Pedro – a cerca de 12 quilômetros da área urbana de Garanhuns. A ação itinerante fez com que os moradores da localidade saíssem de suas casas para acompanhar as apresentações da programação natalina na praça central.
Entoando canções natalinas, mesclando com o samba, o Coral da Terceira Idade do Serviço Social do Comércio (Sesc) abriu as apresentações. Sob a regência de Patrícia van der Linden, os 23 integrantes encantaram o público, que chegava aos poucos e ia se acomodando em cadeiras em volta da estrutura. O coral tem 21 anos de existência e 1 CD gravado.
Depois foi a vez do Grupo de Dança Reviver do Sesc. Os 25 integrantes resgataram o pastoril – um dos folguedos mais populares do Brasil, caracterizado por canções e danças religiosas –, numa apresentação cheia de cores e aplausos. Criado há mais de 20 anos, o grupo também se apresenta em eventos com passos de ciranda, reisado e quadrilha junina.
A professora aposentada Maria Matildes Silvestre, 57 anos de idade, acompanhava atenta. Para ela, a caravana itinerante do Natal Luz é um incentivo às tradições. “É tudo muito lindo, muito bom. Desde que começou a vir pra cá, eu acompanho. Alguns moradores não podem se deslocar para a cidade e participar, então aqui fica mais fácil pra gente”, ressaltou a moradora.
O histórico mestre Gonzaga de Garanhuns coordenou o Reisado Unidos com Alegria do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Heliópolis, terceira atração da noite. A Orquestra Manoel Rabelo foi a última a se apresentar, com um repertório que foi da música regional à internacional, arrancou aplausos do público presente.
O Natal Luz nos Distritos volta no próximo domingo (27), a partir das 17h30min, no distrito de Iratama. Compõem a programação o contador de histórias Valdir Marino, Reisado Virgem do Socorro, Auto de Natal “Messias Nordestino, da Escola Elisa Coelho; e a Orquestra Manoel Rabelo.
Com informações da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.