O ex-candidato a vereador Johny Albino encaminhou e-mail aos veículos de imprensa de Garanhuns questionando dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Município de Garanhuns. Segundo Albino, a secretaria pode estar manipulando a quantidade de exames laboratoriais autorizados pela Central de Regulação, inflando os números para mais. ''Fiquei impressionado. A secretaria de Saúde divulgou que a Prefeitura autorizou 162.212 exames de sangue de setembro a dezembro do ano passado. Cento e sessenta e dois mil duzentos e doze exames.
Fazendo os cálculos, dá em média 40.553 exames por mês e 2.027 exames por dia!
Vocês acreditam que 2.027 pessoas fazem exames de sangue por dia autorizados pela Prefeitura?" indagou o irmão de Sivaldo no referido e-mail.
Johny Albino |
A Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Saúde, em nota encaminhada a este blog, rebateu as afirmações de Johny Albino. Segundo a pasta, 162.212 é o número de exames laboratoriais autorizados pela Central de Regulação durante o terceiro quadrimestre de 2016,( setembro, outubro, novembro, dezembro de 2016) de forma que o número está relacionado ao total de procedimentos realizados e não ao de pessoas atendidas. Ainda segundo a nota, mais de um exame pode ser autorizado por paciente. ( na maioria dos casos mais de 10 exames por pessoa diariamente), o que, na contabilidade da secretaria, daria uma média de 200 pessoas atendidas por dia, e não 2027 como informado na denúncia.
"Seria importante a prefeitura indicar os nomes, bem como onde estão sendo feitos os exames porque desde que tornei público essas informações, várias pessoas apareceram dizendo que estão há sete, oito e até um ano esperando para realizar exames,"treplicou Johny Albino ao tomar conhecimento da resposta da prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.