Diante do aviso hidrometeorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que indica a previsão de chuvas com intensidade moderada e ocasionalmente forte em quatro áreas do estado, incluindo o Agreste de Pernambuco, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) segue atuando com uma logística de prevenção nas zonas urbana e rural de Garanhuns, até o fim da validade do aviso publicado no site do órgão estadual, e que segue até o fim desta sexta-feira (07).
Ainda segundo a APAC já choveu mais de 600 milímetros em Garanhuns de maio para cá. As precipitações ocorrem devido ao fenômeno conhecido como “Ondas do Leste”, caracterizado pela chegada de nuvens que trazem vento e fortes chuvas para todo Nordeste do país, deslocando-se do Oeste para o Leste. “O sistema segue nublado devido à confluência de ventos, o normal é que no mês de julho tenhamos mais dias de chuva. Mas o aviso deve-se a outro motivo, a previsão é que as chuvas chegassem ainda pela manhã. Mas o que tudo indica, é que a partir de amanhã deve chover mais forte na região de Garanhuns”, esclarece a meteorologista da Apac, Aparecida Fernandes.
Em Garanhuns, a Compdec segue atuando em regime de plantão, monitorando as áreas de risco. “Pelo fato da cidade estar situada em uma grande altitude e seu revelo ser formado por colinas, temos diversas áreas de risco que são propícias ao deslizamento, que é oriundo do acúmulo de água em solo saturado. Este fenômeno tem como consequência a movimentação de massas que ocasiona o desabamento de barreiras”, explica o coordenador da Defesa Civil, Thiago Amorim.
O órgão municipal alerta também para o descarte irregular do lixo doméstico, que pode colaborar com o risco de deslizamentos de encostas e prejudica a vegetação local. Portanto, é importante que a população esteja atenta ao descarte correto para que a limpeza urbana possa recolher o lixo.
Outras recomendações englobam a verificação de fissuras em barreiras e encostas. Já quem mora na parte alta destes locais deve observar se o piso está afundando ou se as paredes apresentam fissuras ou trincas. Nestes casos, a população deve efetuar o desalojamento imediato da área, e posteriormente acionar o Corpo de Bombeiros através do 193, ou a Defesa Civil de Garanhuns no telefone (87) 99900-3333.
Com informações da Defesa Civil de Garanhuns. Texto, Aquiles Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.