Em Garanhuns, a Semana da Pessoa com Deficiência foi aberta, oficialmente, nesta segunda-feira (21/08). A cerimônia, realizada na Câmara de Vereadores, reuniu diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Haroldo Vicente, a vereadora Betânia Monteiro – que na ocasião representou a presidente da Casa Raimundo de Moraes –, o coordenador do Comud, José Juca, e a titular da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Maria Célia Sobral. A programação alusiva segue até a próxima segunda-feira (28) e mobilizará diversas entidades locais.
A data é vivenciada há seis anos no município e tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade, além dos órgãos públicos e privados, sobre os direitos fundamentais, especialmente o direito à cidadania das pessoas com deficiência. As ações têm como temática principal, neste ano, “Calçadas: direito fundamental de ir e vir” – numa oportunidade de tornar públicos os programas e as políticas públicas praticadas regionalmente.
Na ocasião de abertura, os presentes acompanharam o pronunciamento das autoridades que compuseram a mesa oficial e a leitura de um poema em homenagem ao público, escrito e interpretado pelo poeta Sandoval Ferreira. A arquiteta e urbanista Juliana Santos, mestra em Desenvolvimento Urbano, doutoranda em Arquitetura e, atualmente, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Garanhuns, encerrou o momento com uma palestra sobre o tema central da Semana.
A partir da tarde de hoje, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) iniciam a execução de suas programações. As secretarias de Educação e de Saúde também vão desenvolver atividades específicas para sensibilizar a todos, entre as atividades estão oficinas, palestras, mesas de debate e apresentações culturais.
Com informações de Cloves Teodorico, Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.