Dezenove socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Garanhuns participam, desde agosto, do curso de Pedreiro de Alvenaria, ofertado por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São duzentas horas de aula, divididas entre teóricas e práticas, que preparam o aluno a atuar em obras de pequeno, médio e grande porte.
Com o conhecimento adquirido eles podem executar processos construtivos relativos às vedações verticais e horizontais, alvenaria estrutural, concretagem de aplicação e revestimento de pisos, paredes e tetos, com segurança, qualidade e economia, seguindo as especificações, normas e prazos estabelecidos em projeto.
Para a Analista de Educação do Senai Garanhuns, Ana Cláudia dos Santos, o curso carrega bastante importância. “O Senai acredita na reinserção dos socioeducandos na sociedade, e está lhes proporcionando a oportunidade de se qualificar, adquirindo uma profissão”, compartilha.
O curso oferece aos alunos conteúdos básicos de construção civil como leitura e interpretação de projetos arquitetônicos; recebimento, transporte e estocagem dos materiais; equipamentos e ferramentas de trabalho; além da matemática básica com o cálculo de área, volume, perímetro, sistema decimal, fração e escalas.
As técnicas de execução em alvenaria, além da qualidade, segurança, meio ambiente e saúde também são abordadas, passando pela importância da gestão ambiental; pelo desenvolvimento sustentável; higiene e segurança no trabalho; conscientização sobre o uso de EPI’s; principais doenças ocupacionais e noções de legislação relativas à segurança e saúde organizacional.
A parceria entre o SENAI e o Case Garanhuns é antiga, existe desde 2014. “Além de ser fundamental ter atividades profissionalizantes para os socioeducandos, é também uma qualificação para ingresso no mercado de trabalho”, afirmou o coordenador geral do Case Garanhuns, Joaci Laurindo. As aulas acontecem de segunda a sexta, com 8 horas de aula por dia, e seguem até o próximo dia 10 de outubro. A atividade é resultado de uma articulação realizada pelo Eixo Profissionalização da Funase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.