Como estava previsto para esta terça-feira, 21 de agosto, dezenas de guardas municipais de Garanhuns compareceram à Câmara de Vereadores em uma movimentação que teve como objetivo conversar com os parlamentares para que haja uma maior celeridade na análise e consequente votação, em plenário, do Projeto de Lei 007/2018 que trata do (Estatuto da Guarda Municipal). A proposta visa instituir o novo plano de cargos e carreira e vencimentos da instituição.
Segundo consta na mensagem, o projeto foi enviado em junho para a Câmara, mas ainda não foi votado estando tramitando nas comissões da Casa. Sobre esse rito legislativo, o vereador Gersinho Filho afirmou em conversa com o blog que já houve a aprovação de um plano de cargos e carreiras da GMG há alguns anos atrás, mas, por uma recomendação do Ministério Público, a lei não foi colocada em uso. Ainda de acordo com Gersinho, a análise do PCCV da Guarda Municipal de Garanhuns pelas comissões está dentro do prazo regimental. "Nós estamos aguardando o parecer da Comissão de Legislação e Justiça para que possamos colocar em votação. O prazo para esse parecer é 29 de agosto, então acredito que após isso teremos novidades. A nossa intenção em discutir amplamente essa proposta é que nenhum guarda seja prejudicado e assim o novo regimento possa beneficiar e fortalecer toda a categoria. Mesmo ainda sem prazo para a votação, acredito que essa pauta possa avançar depois do dia 29 de agosto", frisou Gersinho
Já Ideraldo Lima, presidente do Sindicato dos Guardas, frisou que o novo regimento tem a missão de organizar a Guarda Municipal de maneira que a instituição adquira melhor logística e estrutura, podendo assim servir melhor à população. Ele também disse que o projeto não traz prejuízo para nenhum guarda e frisou que aquele servidor que entrou na instituição há cerca de 20, 25 anos atrás, por exemplo, se aposenta hoje levando só o soldo e o quinquênio. Com a reformulação do regimento, esse mesmo guarda irá se aposentar levando todas as gratificações, o que dá um salário equivalente ao de inspetor nível I.
"Nós entendemos que os vereadores estão bem intencionados, mas a categoria estava ansiosa e por isso fizemos esse movimento para atrair a atenção deles para que o projeto ande mais rápido. Foi muito produtiva a reunião porque houve uma resposta, houve um diálogo, então saímos agradecidos e satisfeitos. Com esse resultado, a paralisação, que estava prevista para o dia 22, não vai mais acontecer," argumentou Ideraldo
O movimento de hoje não prejudicou o funcionamento da Guarda Municipal. Todos os setores da instituição trabalharam dentro da normalidade. Prova disto, foi que a GMG prestou apoio à caminhada realizada nesta terça-feira, marcando a Semana da Pessoa com Deficiência.
Apesar do diálogo cordial entre a categoria e o parlamento municipal, alguns vereadores não gostaram e criticaram a postura de vários guardas em levar a problemática da votação do PCCV para as redes sociais. Os comentários traziam um conteúdo bastante depreciativo em relação aos parlamentares e isso foi comentado na reunião. "Aqui não tem nenhum burro (alusão a suposto comentário feito nas redes sociais sobre o assunto, desfavorável aos vereadores), o que estamos fazendo é analisar cuidadosamente o projeto e conversando com vocês para ver se não tem nada de errado. Somente após isso deve seguir para aprovação. Todo esse trâmite demanda um tempo", disse um vereador durante o encontro com os guardas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.