Na segunda noite de apresentações no Teatro Luiz Souto Dourado, dentro da programação teatral do 29º Festival de inverno de Garanhuns, o espaço foi palco de muitas críticas bem humoradas com o espetáculo "O Alienista" - adaptação do grande clássico de Machado de Assis feita por Julierme Galindo, artista da terra. Na peça, é contada a estória vivenciada na Vila de Itaguaí, onde um certo dia o grande médico Dr. Simão Bacamarte passa a lá residir e atuar causando um grande reboliço na vida dos moradores deste pacato lugar, sobretudo com a abertura da Casa Verde, instituição de asilo para pessoas "loucas".
As críticas costuram o espetáculo sendo direcionadas à ciência moderna, à psiquiatria, aos médicos psiquiatras que atuam enquanto detentores de todo o conhecimento sobre os limites da sanidades e as instituições manicomiais.
Em suma, uma adaptação primorosa que arranca risadas e certezas sobre os limites do saber científico e das diversas violências e privações legitimadas pela sociedade mediante os laudos médicos.
Vale ressaltar que, ao final do espetáculo, o diretor da peça aproveitou o momento para promover o lançamento do seu livro "O guardião das palavras", que ocorrerá amanhã (20/07/2019) na Praça da Palavra a partir das 13:00 horas. FIG 2019
Por Angélica Alexandrina, especial para o portal V&C
Fotos: Angélica Alexandrina ( Portal V&C)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.