A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de cirurgias de catarata neste sábado (21) e domingo (22) no Hospital Infantil Palmira Sales, por meio de uma parceria com a equipe da Clínica Oftalmo PE, a iniciativa tem como público-alvo pessoas acima de 70 anos.
A ação está atendendo a demanda de pessoas que aguardam pela cirurgia no município. Após os procedimentos iniciais de triagem e de exames pré-operatórios os pacientes foram convocados para a cirurgia de catarata. De acordo com a secretária Nilva Mendes a ação é muito mais do que o reestabelecimento da saúde “nós estamos resgatando a dignidade e independência das pessoas, dando a oportunidade para aqueles que há muito tempo estavam limitados por causa da visão, a voltar a fazer as atividades do dia a dia”.
Cerca de 65 pessoas foram beneficiadas nesses dois dias de mutirão, nos dias 05 e 06 de outubro mais uma etapa do mutirão será realizada. A aposentada Irinalva Oliveria, beneficiada pela iniciativa, destacou a independência que a cirurgia vai trazer para sua vida “para mim é a melhor coisa na vida, a gente ter o direito de fazer essa cirurgia, pois eu mesma não enxergo direto e ter o privilégio de voltar a enxergar, fazer meus trabalhos, meus bordados, minhas costuras que mais eu amo fazer”, contou emocionada.
Presente no momento, o vice-prefeito Haroldo conversou com pacientes que aguardavam pelo atendimento, conheceu a estrutura do hospital e acompanhou os procedimentos iniciais. “Parabenizo a todos os profissionais envolvidos nesta grande ação, sabemos que ainda existem muitas pessoas que necessitam fazer essa cirurgia, vamos continuar investindo da saúde para aumentar o número de beneficiados”, pontuou.
O médico responsável pelas cirurgias, Dr. Daniel Medeiros, parabenizou a iniciativa “para os pacientes conseguirem um acesso ao oftalmologista pelo SUS existe um tempo, depois da consulta oftalmológica tem os exames, até chegar ao procedimento cirúrgico às vezes é um caminho longo no qual a catarata vai evoluindo, tornado a visão cada vez pior, então essa esse tipo de iniciativa com mutirão bem organizado é fundamental para que as pessoas consigam sua correção cirúrgica e voltem a sua rotina, sua vida normal”, destacou o especialista.
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — (ACSI)
Texto e fotos: Priscila Belens — (Secom/PMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.