A IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns chegou ao seu terceiro dia com atividades voltadas à literatura regional. Na tarde desta sexta-feira (25), o jornalista e escritor pernambucano, Raimundo Carrero, conversou com o público da feira sobre sua nova obra “Colégio de Freiras” e a riqueza de autores e obras literárias vindas do estado. A conversa aconteceu no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti e reuniu professores, estudantes e amantes da literatura.
Nascido em Salgueiro (PE), o escritor fez parte do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna na década de 70, que enaltece a cultura popular. Raimundo destacou a importância de trazer a Bienal para o município. “Uma Bienal nesta cidade é motivo de avanço e progresso para uma sociedade tão interessada, tão curiosa, como a população de Garanhuns. Esta cidade é um celeiro cultural e possui grandes escritores. A feira é profundamente enriquecedora e eu espero que o povo, principalmente os estudantes, saiba usufruir deste momento. É importante que o público participe sempre e muito, comprando livros, debatendo com autores, conversando entre si e promovendo a grande literatura que a própria cidade tem”, ressaltou o autor.
Pela manhã, estudantes da Rede Municipal tiveram contato com a literatura regional no estande dos escritores de Garanhuns e região. Os artistas expositores recebem o apoio da Secretaria de Educação (Seduc), que cede o espaço para que a cultura local seja difundida. Os alunos das escolas municipais José Ferreira Sobrinho, Maria Aurineide, Mário Matos, Padre Dehon, Luiz de Souza, Francino Albino, Oscar Francisco, Mozart Correia e Salomão Rodrigues também puderam conferir as atividades teatrais promovidas pela feira.
A IV Bienal Internacional do Livro do Município de Garanhuns recebe ainda atrações nacionais. As palestras serão realizadas no Teatro Luiz Souto Dourado, localizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Ainda nesta sexta-feira (25), às 18h, o evento recebe a palestra da jornalista Carol Barcellos - apresentadora dos programas Planeta Extremo e Esporte Espetacular - que fala sobre a experiência da produção do livro ‘Quebrando os limites’.
O poeta Jessier Quirino traz o espetáculo ‘Juntando os Cacarecos’, no sábado (26), a partir das 19h, com a história de dois sertanejos, que decidem se casar. Já no domingo (27), a Quadrilha Império Nordestino, apresenta um espetáculo repleto de nordestinidade para o Teatro Luiz Souto Dourado, a partir das 9h. O evento segue até às 21h. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Garanhuns: http://garanhuns.pe.gov.br/.
Assessoria de Comunicação Social e Imprensa — ACSI
Texto e fotos: Daniela Batista — (Secom/PMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.