PERNAMBUCO
O segundo estado que mais gerou emprego com carteira assinada no Brasil neste mês de setembro foi Pernambuco. Segundo dados do Caged, houve a geração de 17,6 mil empregos formais neste mês em Pernambuco, uma variação positiva de 1,43%, maior que a do Brasil (0,40%). Em termos quantitativos, a indústria de transformação pernambucana foi a que mais gerou empregos neste mês, 10.781 (5,69%). Essa área envolve a indústria de alimentos, bebidas e álcool etílico; a metalúrgica; a mecânica; a de material elétrico e de comunicações; a química e farmacêutica, entre outras.
BRASIL
Já a nível Brasil, a criação de empregos com carteira assinada atingiu, em setembro, o maior nível para o mês em seis anos e o sexto mês seguido de crescimento. 157.213 postos formais de trabalho foram criados no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.
GARANHUNS
Em Garanhuns o saldo também foi positivo em setembro. De acordo com o CAGED foram 55 empregos gerados mês passado. O cálculo é feito do resultado da diferença entre contratados e demitidos. 421 empregos foram criados em setembro enquanto que 366 pessoas foram demitidas. Já de janeiro a setembro, a Cidade das Flores tem um saldo negativo, o que mostra que não houve crescimento ao longo do ano. Foram 3302 admissões contra 3388 demissões. O comércio continua sendo o carro chefe na geração de empregos no município. Foram 197 admissões mês passado, 29 dessas, de pessoas que entraram no seu primeiro emprego.
ESTAGNAÇÃO EM GARANHUNS JÁ DURA ANOS
A falta de um parque industrial consolidado faz com que Garanhuns amargue desempenho pífio na geração de empregos há anos ( o portal acompanha os dados do Caged há mais de sete anos). O resultado é a estagnação econômica. No mês que não tem um saldo negativo, o crescimento do emprego por aqui é risível.
Nas redes sociais, o termômetro real do desemprego, centenas de pessoas reclamam da falta de oportunidades no mercado de trabalho local. A cidade é linda, encantadora, mas não dá pra viver só de turismo. Como diz o ditado, no que se refere a empregos, Garanhuns tem crescido para baixo, feito rabo de cavalo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.