Nova sala exclusiva para a prática do xadrez no CAIC |
A Escola Antônio Gonçalves Dias tem desenvolvido um trabalho de prática e aprendizagem do xadrez digno de reconhecimento e aplausos. O CAIC, como é conhecido o colégio, foi o pioneiro na Rede Municipal de Garanhuns ao incorporar essa modalidade à rotina de todos os seus alunos. Funciona assim: Os alunos do turno da manhã têm as aulas de xadrez à tarde e os da tarde vão de manhã. Os frutos da bela iniciativa não demoraram a chegar. Em novembro do ano passado, o aluno Emanuel Felipe Cintra, de apenas seis anos, foi campeão da categoria sub-8 masculina da Copa Brasil de Xadrez. Ele, ao lado das estudantes Raíssa Chaves e Caroline Carneiro e do professor Audálio Alves, representaram a cidade nas etapas finais da competição, que ocorreu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul (RS). Não é só isso. Segundo Audálio, a prática constante da modalidade na escola ajuda os estudantes a desenvolver a capacidade evolutiva e o poder de concentração. “É perceptível que as aulas de xadrez ajudam até na sala de aula. Os alunos que participam estão mais concentrados e o poder de raciocínio deles aumenta", salientou o professor.
|
ESCOLA GANHA SALA EXCLUSIVA PARA A PRÁTICA DE XADREZ
Se 2019 foi o ano da implantação da prática de xadrez no CAIC, 2020 deve ser a consolidação da iniciativa. Visando a expansão e maior estruturação do projeto, foi inaugurada nesta quarta, 12/02, uma sala exclusiva para a prática da modalidade. O local possui vários jogos de xadrez, um acervo de fotos com toda história do xadrez na escola, além de um software para desenvolver a capacidade dos alunos enxadristas.
Na abertura dos trabalhos do novo espaço houve entrega de medalhas, dinâmicas e muito algodão doce. A sala vai servir para que os estudantes tenham um maior espaço para desenvolver a prática da modalidade. "Me sinto realizado e agradeço à direção do CAIC pelo voto de confiança no nosso trabalho. Esse apoio é muito importante para que esse ano tenhamos mais conquistas nas competições que iremos disputar. Portanto, me sinto bem com o resultado alcançado, principalmente pelo benefício que trouxe aos alunos", salientou Audálio Alves. Atualmente cerca de 130 alunos do CAIC praticam xadrez na escola. O projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Emanuel Felipe Cintra, de apenas seis anos, foi campeão campeão da categoria sub-8 masculina da Copa Brasil de Xadrez em novembro de 2019, no RS |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.