Uma notícia publicada pelo Governo do Estado no final da manhã desta quarta, 11 de junho, pode mudar todo o planejamento do plano de convivência com a covid-19 anunciado pelo governador Paulo Câmara. No plano original ele não havia anunciado data para a abertura do comércio varejista. Posteriormente mudou de orientação e anunciou a abertura deste setor, a partir da próxima segunda, 15, para lojas de 200 metros, o que alcançaria quase todos os estabelecimentos comerciais de Garanhuns. Entretanto, hoje, uma nova mudança deve impedir ou pelo menos atrasar a abertura do comércio no centro de Garanhuns, além de salões de beleza e barbearias.
De acordo com o Governo do Estado, oitenta e cinco municípios do Agreste, das Matas Sul e Norte de Pernambuco não vão avançar na próxima segunda-feira (15/06), para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. Entre estes estão as cidades da região de Garanhuns, subordinadas para fins de atendimento de saúde à V GERES.
A Justificativa do governo do estado é que essa parcela de municípios não mostrou a mesma tendência de queda no número de novos casos, como o restante do estado e apresentaram um aumento na demanda por leitos de terapia intensiva. Ainda de acordo com o Governo do Estado, a nova determinação é que esses municípios mantenham fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética, previstos no Plano de Convivência com a Covid-19.
O curioso é que a RMR, onde o governo do estado diz ter conseguido estabilizar a pandemia, registrou 102 mortes e mais de mil novos casos nesta quarta, 11. Não se sabe, então, de onde o governo tirou esses dados de uma suposta estabilização da curva de infectados e mortos. Portanto, esse plano de reabertura em Pernambuco tem se mostrado muito confuso e carente de números positivos que o tornem crível. Acreditamos que, se a região de Garanhuns não pode avançar para a próxima etapa do plano, a RMR também não poderia por estar em situação muito pior que a nossa.
Os municípios que deverão manter as referidas atividades fechadas na V Geres são: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha. A determinação vale por mais uma semana, podendo ser prorrogada.
Em contato com a assessoria da Prefeitura de Garanhuns fomos informados que o prefeito Izaías Régis vai seguir as novas orientações do Governo do Estado.
Não há informações sobre os demais municípios citados na publicação, mas em recente orientação o MPPE, estabeleceu que um gestor municipal não pode ir contra um decreto estadual com o objetivo de flexibilizar medidas de isolamento social da covid-19, tendo apenas a discricionariedade para endurecer as restrições, se achar que é necessário.
Não há informações sobre os demais municípios citados na publicação, mas em recente orientação o MPPE, estabeleceu que um gestor municipal não pode ir contra um decreto estadual com o objetivo de flexibilizar medidas de isolamento social da covid-19, tendo apenas a discricionariedade para endurecer as restrições, se achar que é necessário.
A mesma medida também foi determinada para outras gerências regionais, de acordo com a nota abaixo
Oitenta e cinco municípios do Agreste, das Matas Sul e Norte de Pernambuco não vão avançar na próxima segunda-feira (15/06), para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. As cidades das regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos , como o restante do estado e apresentaram um aumento na demanda por leitos de terapia intensiva. A determinação é que esses municípios mantenham fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética, previstos no Plano de Convivência com a Covid-19.
De acordo com o governador Paulo Câmara, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 analisou todos os dados de saúde do estado e concluiu que as cidades da Macrorregião dois e das Matas Sul e Norte precisam manter as restrições por, pelo menos mais uma semana. “Os dados de saúde de Pernambuco, de uma maneira geral, apontam para uma queda no número de óbitos e casos do coronavírus. Infelizmente nas regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns isso não se apresenta da mesma forma. Por isso, vamos agir com a cautela necessária e manter as restrições”, explicou o governador.
O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, destaca também um aumento na demanda por leitos de UTI nas quatro regiões. “A pressão sobre o sistema de saúde que teve uma diminuição acentuada na RMR não se repetiu nessas regionais. Nosso monitoramento é diário e, por isso, precisamos manter o isolamento nesses municípios para conter a disseminação da doença”, pontuou André Longo.
Para reforçar a prevenção, as cidades polo das quatro regionais de saúde irão receber ações das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Prevenção. As atividades serão realizadas em parceria com as prefeituras e contarão com distribuição de máscaras de proteção, cestas básicas e produtos de higiene, além de atenção para grupos vulneráveis como idosos e pessoas em situação de rua.
III Geres (Palmares) - 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu
IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.
V Geres (Garanhuns) - 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.
XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.