O Governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (27/08) algumas mudanças de etapa de municípios no plano de convivência com a covid-19.
Chamou a atenção, o fato de Caruaru, cidade polo da macrorregião Saúde II, e que sempre caminhou junto com Garanhuns nas mudanças de etapa do plano, tenha avançado para a etapa 7, enquanto Garanhuns vai continuar, pelo menos até o final da próxima semana, na fase seis.
A mudança para a Sétima etapa permite aos municípios, por exemplo, estenderem o funcionamento de bares e restaurantes até as 22 horas. Essa questão de horário-limite de funcionamento desses estabelecimentos comerciais gerou uma grande polêmica em Garanhuns, sendo inclusive judicializada junto à Vara da Fazenda Pública do município.
CASOS/MORTES NAS DUAS CIDADES
Caruaru até o momento tem 6.719 casos de Covid-19, com 294 mortes. Já Garanhuns tem 1120 casos com 61 mortes.
ENTENDA AS MUDANÇAS:
A Macrorregião 2 – que engloba a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste, e tem Caruaru como cidade polo – vai passas para a Etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19. Os serviços de alimentação e shopping centers poderão ampliar seu horário de funcionamento para as 22h. Até o momento, esses estabelecimentos funcionam das 10h às 20h (centros de compras) e das 6h às 20h (alimentação). O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, na entrevista desta quinta-feira.
Na mesma Macrorregião 2, a cidade de Garanhuns e os demais municípios que integram a V Geres continuarão na Etapa 6 do Plano de Convivência. Na região, já estava autorizado o funcionamento de serviços de alimentação, com 50% da capacidade, além de academias de ginástica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.