|
No dia 08 de agosto de 1953, nascia no Sítio Sussuarana, município de São João, Luiz Gonzaga de Lima. Não, não é aquele Luiz, mas não é menos genial que este, pois, se nosso Luiz não é o Rei do Baião, se tornou o Rei do Reisado de Garanhuns e Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Carregando a marca da cidade no próprio nome, Gonzaga de Garanhuns completou 77 anos neste sábado, 08/08, 60 destes dedicados à cultura popular de Pernambuco, através do reisado. "Parabéns para meu pai Gonzaga de Garanhuns, o Poeta de Cordel, o Mestre de Reisado, Patrimônio Cultural de Pernambuco, Mestre da Cultura Popular Nacional. Hoje, ele completa 77 anos de saber, dedicação à família, ao trabalho e à cultura, sempre com Deus à frente e acima de tudo", escreveu um dos filhos em uma rede social.
Pai de seis filhos, um já falecido, que lhe deram 10 netos e três bisnetas, Gonzaga começou cedo a apreciar reisados acompanhando as apresentações do folguedo na zona rural cidade. Teve como grande incentivador, Manoel Clarindo da Rocha, a quem chama de primeiro mestre. Mas não é só no reisado que reside a genialidade e o talento de Seu Gonzaga. Ele também concilia seu tempo com a produção de literatura de cordel. Em 1973, escreveu o seu primeiro trabalho, “Lampião e Serrinha”. E atualmente possui mais de 350 títulos autorais, alguns expostos em outros países, como Estados Unidos, França e Japão.
Homenagem do filho João Paulo ao pai, Gonzaga |
O PORTAL V&C, QUE AO LONGO DOS SEUS DEZ ANOS DE EXISTÊNCIA SEMPRE RECONHECEU E EXALTOU O TALENTO E A IMPORTÂNCIA CULTURAL DE GONZAGA PARA GARANHUNS E PARA PERNAMBUCO, SE SOMA AOS FAMILIARES E AMIGOS PARA DIZER: VIDA LONGA AO REI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.