O Governo do Estado vai recorrer da decisão judicial que suspendeu o retorno de aulas presenciais nas escolas estaduais, em meio à pandemia da Covid-19. A volta às aulas para o 3º ano do ensino médio estava marcada para esta terça (6). Para cumprir a decisão o Governo do Estado disse que partir da quarta-feira (7), as aulas serão suspensas. Nesta terça pela manhã e pela tarde, estudantes do 3º ano tiveram aula, inclusive aqui em Garanhuns.
De acordo com a decisão, do juiz Augusto Napoleão Sampaio Angelim, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital, a suspensão das aulas deve ocorrer "até que se adotem as medidas necessárias para garantir o direito à saúde dos profissionais de educação".
Uma outra decisão, tomada pela Justiça do Trabalho e divulgada na segunda-feira (5), suspendeu a retomada das aulas para as escolas particulares do estado. ~
Em nota a Secretaria de Educação disse que há quatro meses, o Governo de Pernambuco vem colocando em prática o Plano de Convivência com a Covid-19. Também na nota, a pasta frisou que todas as atividades autorizadas a voltar a funcionar precisam obedecer a protocolos e estão sujeitas à fiscalização de órgãos como o Procon, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.
"Com a Educação, os cuidados estão sendo anda mais rigorosos em todos os aspectos. Apenas os estudantes do Ensino Médio (jovens e adolescentes) estão incluídos na primeira etapa da retomada das aulas presenciais e a volta às escolas permanece como uma opção. Esta retomada foi planejada para ocorrer em etapas e esta semana apenas para o 3º ano do Ensino Médio. O ensino remoto continua disponível para aqueles estudantes cujos pais decidam por sua permanência em casa", escreveu o Governo do Estado na nota enviada à imprensa.
A Secretaria de Educação também disse que investiu R$ 5 milhões na adaptação das escolas ao protocolo de segurança sanitária e realizou reuniões com professores, Ministério Público, Poder Judiciário e Tribunal de Contas, além de especialistas em Infectologia, Saúde Pública e outras instituições para estabelecer os critérios de retomada das aulas presenciais.
Um centro de testagem exclusivo para professores, demais profissionais da Educação e suas famílias foi inaugurado hoje na sede da Secretaria de Educação, na Várzea.
Nessa semana, os números da Covid-19 no Estado são os mais baixos registrados desde a primeira quinzena de abril, segundo o Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.