Repercutiu nacionalmente a inconsistência na votação total dos candidatos a vereador de Garanhuns, que por algumas horas apareceu duplicada no aplicativo do TSE gerando especulações por parte da população e dúvidas sobre a confiabilidade da apuração das urnas na eleição 2020. Em nota o órgão máximo da Justiça Eleitoral no país se referiu ao caso de Garanhuns e mais duas cidades onde também houve inconsistências. O TSE afirma que é falsa a informação que circula nas redes sociais de que votos são alterados ou duplicados pela Justiça eleitoral.
De acordo com o TSE, na última segunda-feira (23), durante uma atualização dos dados, ocorreu em Garanhuns e outras duas cidades, ( Ilheus e Curitiba) e por poucas horas – a visualização de dados sobrepostos ( duplicados) referentes a votos de candidatos a prefeito e a vereador. ( em Garanhuns só vereador)
Ainda segundo o TSE, tão logo ocorreu o problema foram feitas as atualizações necessárias. O órgão nega que tenha havido duplicação momentânea de votos e fala em uma sobreposição de dados.
"A apuração dos votos é conferível e auditável. Depois da votação, a urna emite um comprovante impresso chamado Boletim de Urna (BU), com a quantidade de votos a cada candidato. Os boletins são impressos em 5 vias e entregues a partidos. Além disso, é possível pedir acesso ao juiz da respectiva zona eleitoral", frisou o TSE.
ENTENDA O CASO
Uma semana após as eleições municipais, uma polêmica dominou os bastidores da política de Garanhuns na última segunda, 23. É que, no aplicativo do TSE, que totalizou os votos em todas as cidade do país, a votação de todos os candidatos a vereador de Garanhuns apareceu dobrada, ou seja, em duplicidade. O fato atípico gerou dúvidas nos eleitores. Em um áudio que circula na internet, o juiz da 56ª Zona eleitoral, Márcio Bastos Sá Barreto, explicou a confusão.
"A gente fez uma atualização em decorrência dos processos que estavam no TRE. Exemplo, alguns vereadores que tiveram a candidatura indeferida em 1ª instância e recorreram pro TRE. No dia da eleição, como o nome deles estavam na urna, eles receberam votos, e hoje o TRE limpou a caixa e julgou tudo. Minha decisão foi mantida. O voto desses vereadores todos foram anulados. Em decorrência disso, a gente teve que atualizar a totalização, o que gerou uma inconsistência no aplicativo do TSE. De uma forma genérica o resultado não muda porque esses vereadores tiveram pouquíssimos votos, mas a situação gerou uma duplicidade, dobrou o voto de todos os candidatos gerando um frenesi aqui na cidade", disse o magistrado. O problema foi corrido no mesmo dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.