sexta-feira, 2 de julho de 2021

Pernambuco pode ter aplicado 1268 doses vencidas de vacinas da Astrazeneca, 110 em Garanhuns

 


Nesta sexta-feira (2), o jornal Folha de São Paulo revelou que ao menos 26 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca foram aplicadas com o prazo de validade vencido em 1.532 municípios brasileiros, de acordo com dados oficiais disponibilizados pelo próprio ministério da Saúde através do  departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). Com 110 doses Garanhuns está na lista

Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles venceu no dia 29 de março, outro estava válido até 4 de junho. Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que o erro vacinal pode chegar até 1.268 doses. 

Por meio de nota, a secretaria informa que “já entrou em contato com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE) para acionar os municípios que tiveram registro no sistema de aplicação de doses vencidas para que o gestor municipal, responsável pela aplicação das doses na população, avalie os casos, para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação, e faça a busca ativa das pessoas que efetivamente foram imunizadas com doses fora da validade”.

Ainda segundo os dados levantados pela reportagem da Folha, Ipojuca foi o município mais atingido na Região Metropolitana do Recife e em Pernambuco como um todo, com 279 doses aplicadas com o prazo de validade vencido. Olinda (17) e Jaboatão dos Guararapes (13) vêm em seguida na região. A capital pernambucana registrou apenas duas doses aplicadas fora da validade. 

Considerando o estado inteiro, após Ipojuca, Garanhuns foi a cidade mais prejudicada, com 110 doses vencidas, seguida por Gameleira, com 90. .

Em caso de administração de vacina vencida, de acordo com a secretaria, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é “fazer a notificação do caso no e-SUS Notifica e acompanhar o munícipe. Essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendada a revacinação do indivíduo com um intervalo de 28 dias após dose anteriormente administrada”. 

O Portal V&C fez contato com a Secretaria de Saúde do Município de Garanhuns que afirmou estar fazendo uma nota sobre o assunto para ser distribuída à imprensa ainda hoje


Do Diário de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...