quarta-feira, 14 de julho de 2021

PRA CIMA DELES, EVANI: Atleta nascida em Garanhuns é uma das esperanças de ouro para o Brasil nas paralimpíadas de Tóquio, no Japão

 


A pernambucana Evani Calado está na lista dos 253 atletas convocados para as Jogos Paralímpicos de Tóquio, que serão realizados de 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. A paratleta da modalidade de bocha já é conhecida mundialmente porque conquistou a medalha de ouro na categoria em 2016, nas Paralimpíadas do Rio. Atualmente Evani mora em São Paulo, mas sua história começa na cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. 

Evani nasceu em Garanhuns em 1989. Por um erro médico na hora do parto ela teve paralisia cerebral, mas isso nunca foi um agente limitador diante da sua determinação. Foi aos nove anos de idade que ela conseguiu ingressar na primeira escola em São Paulo. Dois anos depois ela retornou para Garanhuns e após três anos voltou para São Paulo.

Trajetória

Foi em 2010 que a atleta começou a praticar a modalidade bocha de forma profissional. Ela teve o primeiro contato com o esporte ainda no colégio e depois, quando estava na faculdade, cursando Publicidade e Propaganda. 

Nas paralimpíadas do Rio, a atleta conquistou ouro na categoria dupla mista. Além da vitória no mundial, em 2017 Evani também conquistou ouro e prata na Copa América e ficou em 3º lugar no campeonato Regional e 3º lugar no campeonato Brasileiro de bocha. Em 2019, ganhou bronze em dupla no Open Mundial Canadá, ouro em dupla na Copa América e prata no individual, prata no campeonato Regional, ouro no campeonato Brasileiro individual e prata em dupla, Ouro no campeonato Paulista individual.


O QUE É A BROCHA PARALÍMPICA

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.


Com informações do NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...