Hoje é um dia especial para os amantes do forró, do sertão, do Nordeste. Há 109 anos, nascia em Exu, Pernambuco, Luiz Gonzaga do Nascimento, que ao longo de seus 79 anos incompletos viria a ser conhecido internacionalmente como Rei do Baião. Dentro desse cenário ainda contaminado pela elevação do forró a patrimônio cultural imaterial do Brasil, queríamos pedir permissão ao leitor pra relatar uma experiência particular nossa no universo gonzagueano. Estivemos lá em Exu no aniversário de 90 anos de nascimento de Luiz.
O ano era 2002, também em um dezembro. O sertão do Araripe estava em festa. Fazíamos parte de uma equipe do Exército Brasileiro que tinha ido a Exu para participar das comemorações do aniversário do Rei com ações cívicas sociais à população. Pois bem, fomos escolhidos, ou melhor, premiados, (uma pequena parte da equipe) pra ficar na própria casa de Luiz Gonzaga, enquanto o resto do grupo se hospedou em outros locais da cidade.
Uma vez la, tivemos acesso a todo o acervo particular de Luiz Gonzaga, que fica dentro de sua casa no Parque Aza Branca. Sim é Aza Branca com Z mesmo. Segundo nos confidenciou dona Mundica, secretária de Helena, foi determinação do próprio Luiz que fosse grafado dessa forma e ponto final.
Na nossa estadia lá, conhecemos, Dona Chiquinha Gonzaga, irmã de Luiz, Joquinha, o sobrinho, Elba Ramalho, a pupila. Tomávamos café todos os dias com essa turma boa. Debaixo dos pés de umbuzeiro, sanfoneiros se revezavam nas homenagens ao rei.
Perto do dia 13, chegou à casa da fazenda para participar da festa, Dominguinhos.Vinha das bandas do Ceará em sua Blazer. Não andava de avião. Ao saber que éramos de Garanhuns, recebemos atenção especial de um dos caras mais humildes que já conhecemos. Naquele dia, à tarde, Seu Domingos foi pra debaixo de um pé de juazeiro e seu fole roncou. A noite, junto com Elba Ramalho, enalteceu a memória do filho mais ilustre de Exu. Como lembrança desse dezembro mágico, restou uma foto desbotada de 19 anos atrás, que queremos compartilhar nesta publicação.
VIVA LUIZ GONZAGA, VIVA DOMINGUINHOS, VIVA EXU E VIVA NOSSO FORRÓ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.