quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Calçado: Parque de Vaquejada, PM e Prefeitura firmam TAC para que evento respeite medidas sanitárias e direitos dos animais

 


26/01/2022 - O proprietário do Parque de Vaquejada Nossa Senhora do Rosário, localizado em Calçado, no Agreste do Estado, celebrou termo de ajustamento de conduta perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) com o intuito de implementar as medidas necessárias para a contenção da Covid-19 e para o respeito aos direitos dos animais na realização do evento Circuito Aspirante e Aberto de Vaquejada.

Conforme explicitado no TAC publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta quarta-feira (26), os organizadores do evento se comprometeram a adotar todas as regras previstas no regulamento geral da Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq). As normas preveem boas práticas que devem ser implementadas para evitar maus-tratos aos bois, cavalos e demais animais utilizados na vaquejada, incluindo a disponibilização de cuidados veterinários e alimentação.

Além disso, a festividade deverá seguir todos os cuidados sanitários estabelecidos pelo Plano de Convivência Estadual contra a Covid-19, em especial no que diz respeito à lotação máxima do parque, exigência de passaporte vacinal e exame negativo de Covid-19 para o acesso do público e dos funcionários, uso de máscaras e respeito ao distanciamento social. A fiscalização do respeito às normas estaduais ficará a cargo da Polícia Militar e da Prefeitura de Calçado.

O poder público também atuará por meio do Conselho Tutelar, que vai coibir a exposição de crianças e adolescentes a bebida ou outras substâncias que possam causar dependência; e por meio do município, que disponibilizará ambulância e pessoal qualificado para prestar primeiros socorros e remover acidentados.

Os responsáveis pelo evento devem assegurar o livre acesso de todos os órgãos de fiscalização à vaquejada. Em caso de descumprimento das obrigações previstas no TAC, poderá ser aplicada multa de R$ 10 mil por infração, independentemente de outras medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...