O primeiro turno da eleição para o governo de Pernambuco está marcado para 2 de outubro de 2022, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas se intensificou nas últimas semanas.
O cenário ainda não está definido, e as negociações para formação de federações partidárias também podem mudar os nomes para o pleito estadual.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos começa em 20 de julho. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
Confira a lista de quem, até aqui, é pré-candidato (em ordem alfabética):
Anderson Ferreira (PL)
Situação: É o atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, em segundo mandato. Aos 49 anos, planeja disputar o governo pelo partido do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Lançamento: a candidatura não foi lançada oficialmente pela legenda.
Danilo Cabral (PSB)
Situação: É deputado federal, no terceiro mandato. Tem 54 anos e já exerceu mandato de vereador do Recife. O nome foi definido pelo PSB em reuniões das executivas nacional e estadual, em 11 de fevereiro.
Lançamento: A assessoria do PSB informou que a pré-candidatura de Danilo Cabral será lançada no dia 21, no Recife.
João Arnaldo (PSOL)
Situação: É advogado, tem 47 anos e foi candidato a vice-prefeito do Recife, em 2020, na chapa de Marília Arraes (PT), derrotada pelo atual prefeito João Campos (PSB).
Lançamento: A pré-candidatura de João Arnaldo foi oficializada em 22 de janeiro, depois de uma conferência eleitoral realizada pela internet. Ele teve 73% dos votos dos integrantes do PSOL.
Miguel Coelho (União Brasil)
Situação: está no segundo mandato de prefeito de Petrolina, no Sertão. Tem 31 anos, já foi deputado estadual e é filho do ex-líder do Senado no governo Bolsonaro Fernando Bezerra Coelho.
Lançamento: A assessoria de Miguel Coelho afirma que a pré-candidatura está lançada, mas não oficializada, com apoio de outro partido, ainda em negociação. Em 8 de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a criação do União Brasil, fusão do DEM e PSL.
Raquel Lyra (PSDB)
Situação: está no segundo mandato como prefeita de Caruaru, no Agreste. Exerceu dois mandatos de deputada estadual. Atualmente, preside o PSDB em Pernambuco. Tem 43 anos, foi delegada da Polícia Federal e atuou na Procuradoria-Geral do estado.
Lançamento: A assessoria da prefeita de Caruaru informa que a pré-candidatura está sendo trabalhada, mas não houve lançamento oficial ainda.
Do G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.