domingo, 13 de fevereiro de 2022

Ataque de fúria de Secretária de Educação de Garanhuns a vereador foi político e teve erro de forma e conteúdo


"Quem fala o que que quer ouve o que não quer", diz o adágio popular. Isso serve para o vereador Gersinho Filho e para Secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino, que andam se bicando nas redes sociais por conta da discussão sobre o novo piso salarial dos professores, que passou de de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63, assunto para o qual o Governo Municipal ainda não se pronunciou. 

Os atritos foram iniciados com Gersinho na sessão de reabertura dos trabalhos do legislativo municipal, na semana passada, tendo réplica em vídeo de nove minutos de Wilza, com tréplica em um vídeo, também de nove minutos por parte do vereador.

Sem entrar no mérito de quem tem ou não razão, a diferença no caso destes dois personagens é que Gersinho tá na sua grande zona de conforto. Ora, não é o parlamento originado da palavra italiana parla, que significa fala?  Gersinho é parlamentar, e parlamentar é aquele que fala. ´Às vezes de tudo, às vezes de todos, às vezes com razão, às vezes não. Esse é o dia dia de uma casa legislativa.   

Já a Secretária Wilza entrou em um atoleiro perigoso ao responder as provocações de Gersinho, que é acostumado a esse tipo embate.  Deixou o equilíbrio que seu cargo exige de lado e partiu para o ataque  com um politiquês desnecessário pautado por comparações entre as gestões Sivaldo Albino/Izaías Régis, inclusive entoando o slogan da atual gestão ''É daqui pra melhor''. Se esqueceu que o cargo de Secretária de Educação é técnico e não político. Errou no conteúdo e na forma. 

Deveria ter defendido sua pasta e sua classe profissional sim, mas com uma abordagem mais técnica e serena, já que não é papel dela ou de qualquer outro secretário bater boca com vereador para defender o legado da atual gestão municipal pois essa função já é feita muito bem nas rádios e redes sociais pelo próprio prefeito e pela sua tropa de choque na Câmara Municipal. 


ENTENDA O CASO

A troca de farpas entre a secretária e o vereador começou no último dia 08 de fevereiro na abertura do ano legislativo na Câmara Municipal quando Gersinho teria dito que Wilza antes era uma ativista contumaz na causa dos professores, mas atualmente teria abandonado a luta salarial da categoria por estar em um cargo de gestão. 

A RÉPLICA

Wilza respondeu de forma belicosa gravando um vídeo publicado nas suas redes sociais onde falou, entre outras coisas, que a administração Izaías Régis acabou com o Abono Educador e as 30 horas do professor, vantagens estas que foram devolvidas à categoria na atual gestão municipal do prefeito Sivaldo Albino. "Vereador o meu cargo é eterno, o seu não, o seu passa", alfinetou a secretária. "O reajuste é lei e lei é pra ser cumprida, coisa que o governo que o senhor fez parte nunca fez. Não queira agora tentar enganar a sociedade", acusou Wilza em mensagem direta a Gersinho Filho, se referindo ao reajuste do piso do magistério.  A secretária também provocou o parlamentar ao afirmar que o cargo dela (o de professor) era eterno enquanto o dele era passageiro.

A TRÉPLICA

Gersinho respondeu ao ataque de Wilza com um vídeo de nove minutos divulgado nas redes sociais onde faz duras críticas a atuação da secretária  à frente da Seduc, e também ao prefeito Sivaldo Albino a quem acusou de nepotista.

O vereador iniciou dizendo que só Deus é eterno em uma referência à crítica de Wilza  "Seu cargo não é tão eterno como a senhora pensa; veja que existe um caso de um professor municipal que era concursado, mas que foi demitido por má conduta na gestão passada e a senhora acabou o contratando", frisou Gersinho

O vereador também respondeu às criticas da secretária com relação a sua efemeridade como vereador. "A senhora menospreza minha profissão. Eu tenho profissão, sou advogado e vereador eleito pelo povo, sendo o mais votado do Agreste Meridional. A senhora tem que respeitar isso. Já a senhora só foi nomeada porque o prefeito é seu primo. Pra ser secretária hoje a senhora precisou que um primo assumisse a prefeitura, um primo que gosta de nomear parentes", disse Gersinho. O vídeo completo, tanto de Gersinho como de Wilza, estão disponíveis nas redes sociais de ambos.


Este é um artio de Opinião e o Portal V&C está à disposição da Secretária Wilza Vitorino e do Vereador Gersinho Filho para prestar os esclarecimentos necessários sobre o assunto tratado nesta publicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...