Antes do amanhecer na Ucrânia na quinta-feira, as forças russas começaram a invadir o país pelas florestas do norte, planícies do leste e ao longo da costa sul, iniciando batalhas em todo o país que deixaram dezenas de mortos e provocaram novas sanções que o presidente Biden disse que prejudicariam a economia da Rússia.
Ao pôr do sol, forças especiais e tropas aerotransportadas estavam se aproximando da capital da Ucrânia, Kiev. Milhares de civis ucranianos fugiram de cidades em perigo e milhares de russos protestaram contra a decisão de ir à guerra. O presidente Vladimir Putin permaneceu desafiador enquanto ucranianos, russos e observadores de todo o mundo faziam um balanço do número do dia. Aqui estão alguns dos principais eventos do dia:
Após uma batalha nos terrenos altamente radioativos da zona de exclusão de Chernobyl, as forças russas tomaram a usina onde um reator nuclear derreteu em 1986. A condição do reator revestido de concreto era desconhecida.
O presidente Biden disse que as novas sanções teriam como alvo as elites da Rússia, os principais bancos e as exportações de tecnologia. Ele disse que os militares dos EUA não lutariam na Ucrânia, mas que as tropas seriam enviadas para o flanco leste da OTAN.
Pelo menos 40 soldados ucranianos foram mortos, disseram autoridades, acrescentando que a Ucrânia destruiu dois helicópteros russos e sete aeronaves. O Ministério da Defesa russo disse que suas forças destruíram mais de 70 alvos militares, incluindo 11 aeródromos, um helicóptero e quatro drones.
Milhares de russos protestaram contra a invasão e centenas foram detidos, segundo um grupo que contabiliza as prisões. Putin, falando com empresários em um dia em que o mercado de ações russo perdeu um terço de seu valor, defendeu seu ataque à Ucrânia como uma “medida necessária”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagens ofensivas não serão publicadas.