quarta-feira, 20 de abril de 2022

MPPE investiga se nomeação de irmão de vereador para cargo na Prefeitura de Garanhuns é legal

 


Sem alarde, o MPPE em Garanhuns abriu esta semana três inquéritos civis públicos que tem como personagens o Governo Municipal , a Câmara Municipal e um vereador de Garanhuns.  

O primeiro processo remete ainda a 2020 quando, em novembro daquele ano, segundo a denúncia, servidores municipais teriam recebido valores indevidos no contracheque. 

Já o segundo caso diz respeito  a uma possível ofensa ao princípio constitucional da independência entre os poderes (artigo 2º, caput, e artigo 29 da Constituição Federal)

De acordo com a portaria de instauração desse segundo procedimento, um parente em segundo grau de um vereador (irmão) teria sido nomeado para cargo na Prefeitura de Garanhuns.  

O MPPE não divulgou o nome do vereador na abertura da portaria que instaurou o inquérito, mas, segundo o Blog Cenário, trata-se do irmão do vereador Alcindo Correia, que teria sido nomeado em janeiro do ano passado para cargo na Secretaria de Obras e Infraestrutura.

O terceiro inquérito aberto pelo MPPE é relativo a suposta nomeação irregular de parente de  autoridade para cargo comissionado no município de Garanhuns.  Tal como nos dois primeiros casos, a portaria não revela nomes, mas pela numeração do documento supõe-se que o caso investigado se deu em 2021. 

Todos os três inquéritos estão sob a responsabilidade da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, que tem a frente o promotor Domingos Sávio Pereira Agra. Não há data para a conclusão das investigações.  Os inquérito civis públicos podem resultar em: Arquivamento, recomendação, ou instauração de uma Ação Civil Pública.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens ofensivas não serão publicadas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...